Indicadores de sustentabilidade nos processos industriais

Por Ana Marina Martins de Lima* Ambiente do meio

IndicadoresIndicadores de sustentabilidade nos processos industriais é o título do livro lançado pela editora SENAI-SP e tem como autores a professora Maria Luiza Leonel Padilha e o professor Fernando Codelo Nascimento.
Os autores colocam os Indicadores como um dos métodos para obtenção do Desenvolvimento Sustentável.
O conceito de Desenvolvimento é apresentado a partir do pré conhecimento de vários autores dentre eles cita-se Saches que inclui o direito coletivo ao meio ambiente, o autor também enumera as dimensões de sustentabilidade que não se restringem à sustentabilidade ambiental:
“ – a sustentabilidade social vem na frente, pois destaca como a própria finalidade do desenvolvimento, sem contar com a probabilidade de que um colapso social ocorra antes da catástrofe ambiental;
– um corolário: a sustentabilidade ambiental;
– a sustentabilidade do meio ambiente vem em decorrência;
-outro corolário: distribuição territorial equilibrada de assentamentos humanos e atividades;
– a sustentabilidade econômica aparece como uma necessidade, mas em hipótese alguma é condição prévia para anteriores, uma vez que um transtorno econômico traz consigo o transtorno social, que, por outro lado, obstruí a sustentabilidade ambiental….”
Segundo os autores os indicadores são parâmetros utilizados nos dias atuais pelos mais variados segmentos da indústria, comércio e a sociedade em geral, que servem destes elementos para monitorar e controlar suas atividades é uma ferramenta para auxiliar os indivíduos a conhecer os riscos a que estão expostos e a refletir sobre eles; para se estabelecer um indicador é necessário conhecimento de critérios.
Ainda quanto a elaboração dos indicadores, segundo os autores há alguns aspectos limitadores como a periodicidade da obtenção dos dados; a responsabilidade pela coleta e os custos da mesma; a sistematização, a tabulação e à verificação da coerência dos dados coletados para compor um conjunto de variáveis que permitam a sua definição adequada e correta.
A importância dos indicadores de desenvolvimento sustentável está relacionada ao uso deste para que as industriais tenham uma visão mais abrangente de um seguimento econômico ou seja poder relaciona-lo também com os aspectos negativos especialmente em relação ás questões de saúde pública, podendo-se assim ter-se um caráter preventivo evitando-se a aquisição de mais passivos.
No livro são abordados a aplicação de indicadores pelo governo e pelas indústrias e por fim é realizada uma proposta de construção de indicadores.

Um comentário em “Indicadores de sustentabilidade nos processos industriais

  1. Olá, Ana Marina.. muito obrigado pela publicação e pelo compartilhamento das informações.. espero que a sua chamada possa contribuir para aquelas pessoas que trabalham com indicadores de qualidade ambiental. Abraços fraternos Prof. Fernando Codelo Nascimento

    Curtir

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s