Por Ana Marina Martins de Lima* Ambiente do meio
Indicadores de sustentabilidade nos processos industriais é o título do livro lançado pela editora SENAI-SP e tem como autores a professora Maria Luiza Leonel Padilha e o professor Fernando Codelo Nascimento.
Os autores colocam os Indicadores como um dos métodos para obtenção do Desenvolvimento Sustentável.
O conceito de Desenvolvimento é apresentado a partir do pré conhecimento de vários autores dentre eles cita-se Saches que inclui o direito coletivo ao meio ambiente, o autor também enumera as dimensões de sustentabilidade que não se restringem à sustentabilidade ambiental:
“ – a sustentabilidade social vem na frente, pois destaca como a própria finalidade do desenvolvimento, sem contar com a probabilidade de que um colapso social ocorra antes da catástrofe ambiental;
– um corolário: a sustentabilidade ambiental;
– a sustentabilidade do meio ambiente vem em decorrência;
-outro corolário: distribuição territorial equilibrada de assentamentos humanos e atividades;
– a sustentabilidade econômica aparece como uma necessidade, mas em hipótese alguma é condição prévia para anteriores, uma vez que um transtorno econômico traz consigo o transtorno social, que, por outro lado, obstruí a sustentabilidade ambiental….”
Segundo os autores os indicadores são parâmetros utilizados nos dias atuais pelos mais variados segmentos da indústria, comércio e a sociedade em geral, que servem destes elementos para monitorar e controlar suas atividades é uma ferramenta para auxiliar os indivíduos a conhecer os riscos a que estão expostos e a refletir sobre eles; para se estabelecer um indicador é necessário conhecimento de critérios.
Ainda quanto a elaboração dos indicadores, segundo os autores há alguns aspectos limitadores como a periodicidade da obtenção dos dados; a responsabilidade pela coleta e os custos da mesma; a sistematização, a tabulação e à verificação da coerência dos dados coletados para compor um conjunto de variáveis que permitam a sua definição adequada e correta.
A importância dos indicadores de desenvolvimento sustentável está relacionada ao uso deste para que as industriais tenham uma visão mais abrangente de um seguimento econômico ou seja poder relaciona-lo também com os aspectos negativos especialmente em relação ás questões de saúde pública, podendo-se assim ter-se um caráter preventivo evitando-se a aquisição de mais passivos.
No livro são abordados a aplicação de indicadores pelo governo e pelas indústrias e por fim é realizada uma proposta de construção de indicadores.
Olá, Ana Marina.. muito obrigado pela publicação e pelo compartilhamento das informações.. espero que a sua chamada possa contribuir para aquelas pessoas que trabalham com indicadores de qualidade ambiental. Abraços fraternos Prof. Fernando Codelo Nascimento