Brasil: Audiência Pública sobre o impacto do uso de agrotóxico na Saúde e Meio Ambiente

Por: Ana Marina Martins de Lima – Ambiente do Meio

Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Defensoria da União e Ministério Público Federal convidam a população para audiência pública sobre o impacto do uso do agrotóxico no meio ambiente e na saúde pública em Municípios Paulistas

1 - 29_e_30_08_Agrotoxicos - Copia

Preocupados com o aumento de câncer entre a população e outras doenças como malformações congênitas em municípios paulistas com intensa atividade agrícola e sua evidência relacionadas ao uso de agrotóxico e com o objetivo de alertar a população para questões socioambientais relacionadas ao uso de agrotóxico como o impacto na saúde e meio ambiente, bem como dar oportunidade para que os tomadores de decisão relacionadas a saúde e meio ambiente apresentem trabalhos realizados no sentido de apoiar a população: a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Defensoria da União e Ministério Público Federal convidam a população para audiência pública com a temática: “ Exposição aos agrotóxicos e gravames a Saúde e ao Meio Ambiente”.

As exposições dos especialistas foram divididas em quatro temáticas:

Primeiro dia 

Manhã

“Informações em Saúde, Consumo e Exposição no Estado de SP, Brasil e Mundo”,  da Profª Drª Sonia Corina Hess (Universidade. Federal de Santa Catarina) e do Prof. Dr. Paulo Saldiva (Diretor do IEA-USP),  Dr. Jefferson Beneluz Pires de Freitas ( prof do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo) e Dra . Evangelina Vormitag médica e diretora presidente do Instituto de Saúde e Sustentabilidade) e mediação conjunta de Leilane Coelho Andre (vice diretora do Departamento  de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais) e Nara de Souza Rivitti (Defensoria Pública da União).

Tarde

 “Geografia da pulverização aérea e dimensionamento dos impactos à saúde e ao meio ambiente”, com Dr. Gabriel Lino de Paula Pires (Promotor de Justiça do Estado de SP, do Grupo de Atuação Especial da defesa do Meio Ambiente – GAEMA – Núcleo do Pontal do Paranapanema), Profª Drª Ada Pontes de Aguiar (Médica e pesquisadora do Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde da Universidade Federal do Ceará) e Prof. Dr. Wanderlei Antonio Pignatti (Universidade Federal do Mato Grosso) e mediação da procuradora de justiça federal Fátima Aparecida de Souza Borghi.

No segundo dia:

Manhã

 “Governança, conhecimento e estratégias públicas de ação”, com apresentações da Profª Drª Marcia Sarpa de Campos Melo (Unidade Técnica da exposição ocupacional, Ambiental e Câncer do INCA), da Drª Thaís Cavendish (Gerente do Departamento de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos do Ministério da Saúde) e de representantes da Secretaria de Estado de Saúde e Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, com mediação do Defensor Público do Estado de SP Marcelo Carneiro Novaes.

Tarde

“Ações e medidas alternativas, a dimensão social, sistemas agrícolas e desafios em face da segurança alimentar.” e Manifestação da Sociedade sobre as questões apresentadas e elaboração de ação conjunta da sociedade e Defensorias Públicas e Ministério Público Federal sob a coordenação do Defensor Público do Estado de SP Marcelo Carneiro Novaes.

Durante os trabalhos serão apresentados a sociedade as fontes de informações que comprovam a necessidade de uma maior atenção e ação do Poder Público para proteção da saúde de meio ambiente, bem como uma proposta de trabalho com a participação da população e especialistas de diversas áreas que têm conhecimento técnico e acadêmico e abertura de novos espaços para novas pesquisas.

Sugestão de Leitura:

Edital da Audiência

Publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo

http://cbn.globoradio.globo.com/series/agrotoxicos-perigo-invisivel/2016/05/02/CIDADE-AGRICOLA-NO-INTERIOR-DE-SP-TEM-MAIS-QUE-O-TRIPLO-DE-ANOMALIAS-EM-BEBES.htm

Dossie Abrasco

Sugestão de consulta

SINETOX   http://sinitox.icict.fiocruz.br/producao-cientifica?page=1

Observatório de Uso de Agrotóxico e consequências para saúde humana e ambiental no Paraná:

http://www.saude.ufpr.br/portal/observatorio/

ANVISA: http://portal.anvisa.gov.br/agrotoxicos

Ministério da agricultura: http://www.agricultura.gov.br/vegetal/agrotoxicos

Vejam:


Quando: dias 29 e 30 de agosto, das 8h30 às 18h

Onde: Auditório João Yunes – Faculdade de Saúde Pública da USP

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, SP

A audiência será transmitida ao vivo via pela IPTV-USP Na data do evento, ao abrir a página, clique em “Hoje” e, do lado direito, em “Transmissões”; procure pelo evento e clique no título do mesmo para assisti-lo.

Acompanhe em:  http://iptv.usp.br/portal/home

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s