1° Simpósio de Mudanças Climáticas em Ambientes Urbanos da Região Sul

Por Yasmine Santos

O Simpósio, realizado pela Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre discutirá, de forma multidisciplinar, os impactos das mudanças climáticas sobre os ambientes urbanizados. O evento contará com os eixos temáticos de mudanças climáticas, Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE), saúde pública, infraestrutura urbana, gestão de riscos, energias renováveis e tecnologias limpas.

Busca-se promover a discussão científica, a troca de experiências e a conscientização em torno dos impactos das mudanças climáticas sobre as cidades, contribuindo para o desenvolvimento de uma mentalidade de prevenção no que se refere ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos, os quais são registrados também na região Sul do país.

 Atualmente, as cidades ocupam uma área inferior a 4% da superfície terrestre, entretanto, abrigam em torno de 51% da população do planeta, percentagem que poderá ultrapassar a 75% até o ano de 2050 (UNEP, 2014). Segundo a Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Luciane Teresa Salvi, “a gestão da cidade do século XXI representa um importante desafio aos administradores públicos, considerando-se que a concentração populacional em torno de ambientes construídos representa uma tendência mundial e irreversível.”

Ainda segundo a Coordenadora, a complexidade dos agrupamentos urbanos e seu acelerado crescimento, característicos das cidades brasileiras, são acompanhados do aumento dos problemas de origens estruturais e sociais – como as demandas por segurança, habitação, transporte, saúde, fornecimento de energia, água potável, dentre outros –. Esta realidade exige, não apenas dos gestores públicos, mas também da comunidade em geral, sua capacitação e envolvimento progressivos na resolução dos problemas, uma vez que a prestação adequada desses serviços, agora em um contexto de mudanças climáticas, representa um desafio adicional aos já existentes.

Entre os palestrantes convidados estão:

Martha Macedo de Lima Barata: docente no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Publica/Fiocruz; É membro do conselho de coordenação da Urban Climate Change Research Network (Columbia University – USA e coordenadora do Núcleo Latino Americano da Urban Climate Change Research Network (UCCRN).

Carlos Eduardo Morelli Tucci: – professor universitário do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS e FEEVALE / recebeu o prêmio International Hydrology Prize dado pela International Association of Hydrologic Science – IAHS com a UNESCO e OMM das Nações Unidas;

Referência Internacional no estudo de recursos hídricos e drenagem urbana.

Mauro Passos: Diretor Presidente do Instituto IDEAL – Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina.

Cel. Alexandre Lucas Alves: Coordenador Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte / Colaborador e palestrante da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

Serviço:

1° Simpósio de Mudanças Climáticas em Ambientes Urbanos da Região Sul

Data

10 a 11 de novembro de 2016

Local

Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre

Rua Marechal José Inácio da Silva, 355

Bairro Passo D’Areia

Porto Alegre – RS

Inscrições em:   http://www.wwww.easfdb.eventize.com.br/index.php?inscrica

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s