Imagem

Senado instala subcomissão para acompanhar o Fórum Mundial da Água

logo_brA Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) instalou, nesta quinta-feira (22), a Subcomissão Temporária do Fórum Mundial da Água. Responsável pelo acompanhamento dos preparativos e debates do 8º Fórum Mundial da Água, o colegiado terá nove membros titulares e nove suplentes. O senador Jorge Viana (PT-AC) será o presidente da subcomissão e Cristovam Buarque (PPS-DF), o vice-presidente. A relevância do tema fez com que o presidente do Senado, Eunício Oliveira, levasse a sessão para o Plenário do Senado. O ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participaram da sessão. Ouça os detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado

Sobre o Fórum

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”.

Organização internacional fundada em 1996, com sede permanente na cidade de Marselha, na França, o Conselho Mundial da Água é uma organização internacional que reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. O Conselho é composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebe, em 2018, a 8ª edição do Fórum. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.

Fórum Cidadão

O Fórum Cidadão é um processo que tem por objetivo incentivar a participação efetiva da sociedade civil, organizada ou não, como ONGs, comunidades locais, produtores rurais, empresários e movimentos indígenas, de gênero e da juventude. Sendo, assim, uma maneira de envolver nas discussões os cidadãos que geralmente não recebem informação sobre questões relativas à água.

O propósito do Fórum Cidadão é elevar a consciência e a atenção pública para assuntos relacionados à água e prover de soluções inovadoras para os problemas que os cidadãos enfrentam em suas vidas pessoais, sociais e profissionais, tendo presente o tema “Compartilhando Água”.

A organização do Fórum Cidadão, portanto, é flexível e está receptiva a propostas criativas para chegar aos cidadãos. As atividades propostas têm valor educativo, com potencial de gerar engajamento em questões cívicas.

O Fórum Cidadão pode se transformar numa plataforma aberta que permita o intercâmbio sobre novas parcerias, iniciativas, cooperação e inovação, incentivando a responsabilidade social e democrática no que se refere a questões de água.

Os trabalhos da Comissão do Fórum Cidadão são desenvolvidos em duas áreas distintas e autônomas: 1) ações no Brasil e na América Latina; e 2) ações em outros países.

Contato: citizens@worldwaterforum8.org

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s