Diretora-geral da UNESCO visita o Brasil nestas segunda (19) e terça (20)

Por UNESCO

Diretora-geral  Audrey Azoulay. Foto: UNESCO
Diretora-geral Audrey Azoulay. Foto: UNESCO

Esta será a primeira visita da nova diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, à América Latina. Ela participará do lançamento do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos durante o 8º Fórum Mundial da Água.

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, estará em Brasília nos próximos dias 19 e 20 de março para lançar o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, por ocasião da 8ª edição do Fórum Mundial da Água. Depois da África e do Oriente Médio, esta é a primeira viagem de Audrey Azoulay à América Latina.

A diretora-geral participará da cerimônia oficial de abertura do Fórum, na presença do presidente da República do Brasil, Michel Temer, de 14 chefes de Estado e do príncipe herdeiro do Japão. Ela será a voz das pessoas que têm acesso limitado à água e defenderá o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e das Metas relativas à água – em especial o ODS 6, que visa a garantir o acesso de todos à água e ao saneamento.

Após o almoço oferecido pelo presidente brasileiro aos chefes de Estado, a diretora-geral lançará oficialmente, com os parceiros do UN-Water (ONU-Água, em tradução livre), o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (WWDR), que este ano se intitula “Soluções baseadas na natureza para a gestão da água”.

Coordenado pelo Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos (WWAP) da UNESCO, este relatório mundial é o resultado da colaboração das 31 entidades das Nações Unidas e dos 39 parceiros internacionais que compõem o ONU-Água. Seu conteúdo defende soluções baseadas na natureza (SbN) para melhorar o fornecimento e a qualidade da água e reduzir o impacto dos desastres naturais.

 “Nós precisamos de novas soluções para a gestão dos recursos hídricos, para enfrentarmos os desafios emergentes relativos à segurança hídrica originados pelo crescimento demográfico e pela mudança climática. Até 2050, se não fizermos nada, cerca de 5 bilhões de pessoas viverão em áreas com baixo acesso à água. Este Relatório propõe soluções baseadas na natureza para o desenvolvimento dos recursos hídricos. É um desafio importante que devemos enfrentar todos juntos com uma abordagem virtuosa para prevenir conflitos relacionados à água”, disse Audrey Azoulay.

A viagem oficial da diretora-geral também será a ocasião para a realização de encontros bilaterais com autoridades brasileiras, em especial com o presidente do Brasil, Michel Temer, acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e com o ministro da Educação, M. Mendonça Filho.

Organizado a cada três anos, o Fórum é o principal encontro mundial em que a comunidade de profissionais do setor hídrico e os formuladores de políticas trabalham para estabelecer os planos de ação de longo prazo sobre os desafios relacionados à água. Com mais de 150 países representados, o Fórum visa a aumentar a conscientização e reforçar o compromisso político com relação ao uso e à gestão da água.

Além do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, este ano acontece a abertura da Década Internacional de Ação “Água para o Desenvolvimento Sustentável” (22 de março de 2018 a 22 de março de 2028). A Década visa a fortalecer a cooperação e a mobilização internacionais, a fim de contribuir para a realização dos ODS.

Programação preliminar:

Segunda-feira, 19 de março de 2018

09h00 – Cerimônia de abertura do 8º Fórum Mundial da Água, na presença do Presidente da República do Brasil, Michel Temer

Pronunciamento da diretora-geral da UNESCO

12h00 – Almoço oferecido pelo Presidente da República do Brasil no âmbito do 8º Fórum Mundial da Água, com a presença de nove Chefes de Estado, do Príncipe de Mônaco e do Príncipe Herdeiro do Japão

14h00 – Encontro bilateral com o Presidente da República, Michel Temer

14h30 – Lançamento do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2018

Pronunciamento da diretora-geral da UNESCO

16h00 – Encontro bilateral com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia

18h30– Encontro bilateral com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira

Terça-feira, 20 de março de 2018

11h00 – Encontro bilateral com o ministro da Educação, M. Mendonça Filho

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s