Programas de Reuso de Água da Arenales tem sido destaque e servem de exemplo para outras empresas

em
Destilador
Destilador. Foto: Arenales

Estamos na semana que se comemora o Dia Mundial da Água, e este recurso tão importante para os seres humanos, tem sido cada vez mais evidenciado, com crises de racionamento em pequenas e grandes cidades de todo o país. A mais recente delas tem sido em Brasília, capital do Brasil, com várias ações de economia que tem sido feitas por lá por falta de água nos reservatórios que abastecem a cidade.

A Arenales Homeopatianimal sempre esteve preocupada com essa questão e desde quando foi criada, no ano 2000, desenvolve Programas de Conservação e Reuso de Água. No ano passado, a empresa ficou em 1º lugar em todo o Estado de São Paulo, no 12º Prêmio de Conservação e Reuso da Água dado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). E esteve em destaque no Ranking Sustentável da Revista Exame, da Editora Abril, sobre o mesmo tema, entre companhias de diversos setores do país.

Entre os programas que se destacam na Arenales, existe o de Reuso de Água dos Destiladores, que ao longo dos anos foi ampliado. No setor onde são esterilizados os materiais utilizados no Laboratório da Arenales, tem dois destiladores que captam a água corrente para produzir água destilada. Através de um sistema de reutilização, o equipamento que necessita de 60 litros de água encanada, para se fazer 1 litro de água destilada, é reaproveitado 59 litros do líquido. Com esse programa, 108.000 litros são reutilizados por ano do líquido. Neste ano a meta é ampliar as ações de reuso.

água de reúso
água de reuso. Foto: Arenales

Aproveitamento de água pluvial – as águas da chuva são armazenadas em reservatórios para seu posterior aproveitamento, diminuindo assim o consumo de Água tratada. Todos os recursos armazenados são utilizados para irrigação dos jardins, lavagem das áreas externas, entre outras utilidades.

Treinamento de Colaboradores – todos os colaboradores passam constantemente por treinamentos para aprimorar a qualidade no processo industrial, visando à diminuição no consumo de energia e consequentemente desperdício de água. Ao ser inserido ao corpo de profissionais da empresa, os colaboradores passam por treinamentos, onde são destacadas a importância de economizar os recursos naturais através da utilização correta dos equipamentos. Constantemente à Arenales promove ciclos de palestras e treinamentos aos profissionais já inseridos, para ressaltar os valores da conservação e utilização correta da água. O nome deste projeto foi intitulado de Programa Educação Continuada.

Alertas de Conscientização – na empresa todas as torneiras são colados um alerta sobre a utilização correta da água e a importância de conservar o recurso.

Fabricação de Medicamentos Homeopáticos aos Peixes – com resultados expressivos nas pisciculturas e aquários de todo o país, através da utilização de medicamentos homeopáticos aos peixes, além de estar tratando as mais variadas patologias, o medicamento aplicado não libera toxinas ou deixa resíduos no ambiente onde os aquáticos estão. Dessa forma, a água não é contaminada e os peixes também não liberam organismos que possam prejudicar e/ou alterar o pH (Potencial Hidrogeônico) do ambiente. Contudo, a água é conservada de acordo com os padrões naturais.

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s