Capital paulista terá mobilização contra sarampo e poliomielite neste sábado (1º)

Por: ASCOM/SMS

botao Polio e Sarampo sabado 0109(1)

Cerca de 90 unidades de saúde da rede municipal estarão de plantão para ampliar a cobertura vacinal; objetivo é chegar a 95% do público-alvo

Pais e responsáveis terão, neste fim de semana, mais uma oportunidade de levar as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade para receber as vacinas que protegem contra a poliomielite e o sarampo. Cerca de 90 postos de saúde do município de São Paulo estarão em plantão neste sábado (1º) para atender à demanda remanescente da campanha de vacinação, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Até as 14 horas desta quinta-feira (30), a cobertura de vacinação tinha atingido 80% para pólio e 79,3% da tríplice viral.

A campanha de imunização contra o sarampo e a pólio (paralisia infantil) aplicou 943.132 doses até o momento. Desse total, 473.753  foram contra a pólio e 469.379 da tríplice viral, que além de sarampo, também protege contra caxumba e rubéola. É importante destacar que uma mesma criança pode ter tomado as duas vacinas na mesma ocasião.

O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo com esta ação é atingir 95% de cobertura vacinal. Para isso, além de disponibilizar as doses em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital paulista durante a semana, também realizou ao longo do mês de agosto três dias “D” de mobilização (4, 18 e 25/8) para aplicação das vacinas aos sábados.

A estratégia ainda incluiu a instalação de postos volantes em locais estratégicos, busca ativa casa a casa e vacinação em instituições de ensino infantil públicas e privadas. Entre segunda (27) e quarta-feira (29), a força-tarefa extramuros contabilizou 37.196 mil crianças dentro do público-alvo matriculadas nas escolas visitadas, das quais 35,8% haviam recebido as vacinas no período da campanha. Foram aplicadas 3.758 doses da vacina de pólio e 3.737 da tríplice viral em crianças que tinham autorização dos pais e responsáveis.

Doses das vacinas também serão aplicadas em shoppings e hipermercados; ao menos 90 postos de saúde em todas as regiões da cidade estarão de plantão.

Um dos locais escolhidos para receber a ação deste sábado é o Parque do Ibirapuera, onde as doses serão aplicadas em frente à Praça do Leão (entrada pelos portões 3 e 4), das 9h às 16h. Quem pretende visitar o Parque Zoológico de São Paulo também pode aproveitar para comparecer ao posto volante de vacinação que funcionará no local das 9h às 17h. Outra área verde que disponibilizará a vacinação é o Parque Toronto, em Pirituba, das 8h às 12h.

Diversos shoppings da capital paulista participarão da força-tarefa e receberão postos volantes com doses contra sarampo e poliomielite: Eldorado, em Pinheiros, das 10h às 16h; Tatuapé e Boulevard, das 10h às 17h; e Portal Vila Mariana, das 10h às 16h, na região Sudeste; na zona Norte, a vacinação acontece das 10h às 17h nos shoppings Tietê Plaza, Cantareira e Center Norte.

A região Sul também vai diversificar os locais de vacinação neste sábado, com postos volantes nos seguintes estabelecimentos comerciais e horários:das 9h às 16 no shopping Borba Gato e, das 10 às 17h, nos shoppings Fiesta, SP Market, Campo Limpo, Jardim Sul, Boa Vista, Interlagos, Mais Shopping Santo Amaro e no hipermercado Extra (Campo Grande). A  mobilização inclui ainda vacinação, das 9h às 16h, no hipermercado Carrefour (Chácara Santo Antônio).

Além dos postos volantes, cerca de 90 unidades de saúde funcionarão neste sábado para atender à demanda remanescente da campanha de vacinação, conforme recomendação do Ministério da Saúde. A lista com os locais e horários de aplicação da dose neste sábado podem ser acessados aqui.

Entre 4 e 30 de agosto, a campanha de imunização contra o sarampo e a pólio (paralisia infantil) aplicou 943.132 doses, das quais 473.753 contra a pólio e 469.379 da tríplice viral, que além de sarampo, também protege contra caxumba e rubéola. O índice representa cobertura de 80% para pólio e 79,3% para a tríplice, enquanto que a meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é atingir 95% de cobertura.

A secretaria reforça que as crianças devem receber as vacinas contra a pólio e o sarampo mesmo que a carteirinha de vacinação esteja em dia. Para se vacinar, é preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS.

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s