Dossiê das Pessoas pelo Clima

em

Peoples dossierA 350.org lançou junto ao IPCC o Dossiê das Pessoas pelo Clima que contém histórias de lideranças e comunidades que lutam contra projetos de combustíveis fósseis, a favor de uma transição justa e imediata rumo a 100% de energia limpa, livre e renovável. Uma das histórias, traz o cenário de seca no Brasil como uma das consequências do aquecimento global.

Para Ilan Zugman, coordenador do Programa Zero Fósseis no Brasil, “continuar a investir em combustíveis fósseis aumenta a emissão de gases do efeito estufa e dificulta a meta de impedir que o planeta aqueça mais de 1.5ºC. Se com um planeta 0,9ºC mais quente já estamos vivenciando eventos climáticos catastróficos, o que irá acontecer com a temperatura subindo ainda mais?”.

Preocupados com a situação política do Brasil a “ONG” comenta:

Nesse momento político, prestes a votação do segundo turno, vale comparar o posicionamento de ambos os candidatos a presidência. Enquanto Jair Bolsonaro, em entrevistas, diz que ao permanecer no acordo o Brasil teria de “pagar um preço caro” para atender as exigências e que a soberania do País está em jogo, Fernando Haddad, em seu plano de governo, comenta como instituir uma política de transição para uma economia de baixo carbono e que pretende honrar o acordo. Combater a crise climática requer a construção de uma nova economia que funcione para todos e não deixe ninguém para trás. Uma transição rápida e justa dos combustíveis fósseis para uma economia de energia renovável deve proteger as comunidades mais vulneráveis.”

Sobre a 350.ORG – É uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 2008 com objetivo de construir um movimento climático global, com presença em mais de 250 países do mundo e na América Latina.

O principal objetivo da 350.ORG é o combate às mudanças climáticas, especialmente incrementadas pela indústria fóssil, acreditando num futuro próspero e sustentável, que seja social e economicamente justo.

Tem como missão, inspirar, treinar e mobilizar pessoas, para trazer de volta o poder às mãos dos cidadãos e criar um movimento climático global e próspero, pressionando a indústria dos combustíveis fósseis, levando os governantes à ação e criando soluções climáticas que o mundo precisa, com urgência.

Leia: The Peoples_Dossier_

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s