Biomonitorando as águas

Por: Conexão Água

Divulgação

A campanha Biomonitorando as Águas é uma iniciativa do Projeto Conexão Água em parceria com a Embrapa. Trata-se de uma campanha de conscientização ambiental, engajamento social e cidadania.

O objetivo é a coleta de dados de forma coletiva e cidadã sobre a qualidade das águas, especialmente para verificação das condições de banho e nado em rios, córregos, lagos e represas.

A campanha será realizada por meio de atividades de verificação das características das águas, da vegetação e da presença de insetos que são considerados bioindicadores – ou seja, constatação de grupos diferentes de insetos, indicando águas possivelmente não poluídas, ou apenas a presença de insetos resistentes a poluição, indicando águas poluídas e impróprias para banho.

A coleta de dados das verificações da qualidade das águas será realizada através do aplicativo Monitorando a Cidade (MIT Promise Tracker), uma ferramenta prática e rápida para a coleta e consolidação das informações.

Os interessados em participar devem se dirigir a um ambiente aquático natural: rio, córrego, lago, represa ou outro, e responder ao questionário proposto pela campanha Biomonitorando as Águas no aplicativo do celular, verificando as condições de qualidade da água, como cheiro forte e cor, tirando fotos da água e da vegetação, indicando se há a presença e tirando fotos do lixo ou plástico nas águas ou entornos, verificando a presença e tirando fotos de insetos considerados bioindicadores, além de outras questões propostas.

Mais informações em: http://conexaoagua.mpf.mp.br/biomonitorando/

Qual sua opinião sobre este tema?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s