Líderes de todo mundo se reúnem para cinco grande eventos na sede da ONU

em

Por: ONU

Foto: Amanda Voisard/ONU

Mais de uma centena de líderes de todo o mundo se reúnem na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque neste mês para sinalizar como irão acelerar ações para responder a temas de preocupação global.

Em cinco grandes eventos ocorrendo entre os dias 23 e 27 de setembro, chefes de Estado e de governo devem se comprometer e mobilizar ações que levarão à transformação necessária para assegurar vidas saudáveis, pacíficas e prósperas para todas e todos.

Os encontros deste ano devem ser o pontapé inicial da ambiciosa década de ação para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

Mais de uma centena de líderes de todo o mundo se reúnem na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque neste mês para sinalizar como irão acelerar ações para as mudanças climáticas, progresso para o desenvolvimento sustentável e responder a outros temas de preocupação global.

Em cinco grandes eventos ocorrendo entre os dias 23 e 27 de setembro, chefes de Estado e de governo devem se comprometer e mobilizar ações que levarão à transformação necessária para assegurar vidas saudáveis, pacíficas e prósperas para todas e todos.

Quatro anos depois dos acordos internacionais sobre mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e financiamento para o desenvolvimento, as ações não estão avançando na velocidade ou escala necessárias. Os encontros deste ano devem ser o pontapé inicial da ambiciosa década de ação para entregar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

Adotados pelos líderes mundiais em 2015, os 17 Objetivos interconectados são um chamado universal para acabar com a fome e a pobreza, expandir o acesso à saúde, educação, justiça e trabalho, com proteção do planeta contra a degradação ambiental.

Participam dos encontros chefes de Estado e de governo, ministros, organizações internacionais, representantes do setor privado e da sociedade civil.

Confira os principais eventos:

Cúpula da Ação do Clima – 23 de setembro

O secretário-geral da ONU, António Guterres, recebe o encontro para estimular ambição e acelerar ação para atingir os objetivos do Acordo de Paris. Líderes de governo, do setor privado e da sociedade civil apresentarão ações concretas, planos e iniciativas para enfrentar as mudanças climáticas. Este encontro será precedido pela Cúpula da Juventude pelo Clima, no dia 21 de setembro, quando jovens líderes que lideram ações pelo clima apresentarão suas soluções e engajamento significativo para tomada de decisão no assunto mais decisivo do nosso tempo.

Site do evento: https://www.un.org/en/climatechange/

Encontro de Alto Nível sobre Cobertura Universal de Saúde -23 de setembro

Com o tema “Cobertura universal de saúde: juntos para a construção de um mundo mais saudável”, o presidente da Assembleia Geral, Tijani Muhammad-Bande, promove o primeiro encontro de alto nível do gênero, para lançar novos esforços que proporcionem acesso para todos a sistemas de saúde inclusivos, resilientes e acessíveis. O encontro irá aprovar uma declaração política de comprometimento global para garantir saúde para todos. Será precedido pelo encontro “Caminhe para falar, desafio de saúde para todos”, no dia 22 de setembro no Central Park.

Site do evento: https://www.un.org/pga/73/event/universal-health-coverage/

Cúpula dos ODS -24 e 25 de setembro

O Fórum Político de Alto Nível ocorre sob os auspícios da Assembleia Geral – a primeira cúpula dos ODS desde a adoção da Agenda 2030 – que irá permitir que líderes mundiais e outros atores demonstrem seu forte e continuado comprometimento, forneçam orientação política e identifiquem ações específicas para acelerar o progresso, na medida em que nos aproximamos do 5º aniversário dos ODS e com apenas uma década para chegar ao marco de alcance dos Objetivos. A Cúpula irá adotar uma declaração política – “Em Marcha para a Década de Ação e Entrega para o Desenvolvimento Sustentável”.

Site do evento: Site do evento: https://www.un.org/pga/73/event/universal-health-coverage/

Diálogo de Alto Nível para o Financiamento pelo Desenvolvimento -26 de setembro

O Diálogo, também conduzido pelo presidente da Assembleia Geral, reunirá líderes de governos, empresários e o setor financeiro para ajudar a desbloquear recursos e parcerias necessárias para transformar em realidade a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda de Ação de Adis Abeba, que fornece incentivos para o investimento em áreas de necessidades globais e alinha os fluxos de financiamento e políticas com prioridades econômicas, sociais e ambientais. Espera-se que o evento mobilize ações e anuncie iniciativas dos Estados-membros e outros investidores.

Site do evento: https://www.un.org/esa/ffd/ffddialogue/

Revisão intermediária de Alto Nível dos Pequenos Estados Insulares -27 de setembro

Líderes mundiais de Estados desenvolvidos e em desenvolvimentos revisarão o quadro para o desenvolvimento sustentável dos Pequenos Estados Insulares e discutirão medidas para tratar dos impactos devastadores das mudanças climáticas, construir resiliência econômica e ambiental e enfrentar outros desafios que afetam as pequenas ilhas. Espera-se que o encontro resulte em uma declaração política e o anúncio de novas parcerias.

Site do evento: https://sustainabledevelopment.un.org/sids/samoareview

Qual sua opinião sobre este tema?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s