Projeto incentiva a criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural

em

ASCOM/ Governo do Tocantins

Serra da Catedral. Foto: Marcelo Rodrigues /Governo de Tocantins

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma iniciativa privada do proprietário rural com desejo de proteger sua área e a biodiversidade dos biomas brasileiros, os recursos hídricos e desenvolver atividades de ecoturismo. No Tocantins, há 10 registros de áreas cadastradas, correspondentes a 5.496,74 hectares (ha).

O bioma Cerrado, predominante no Tocantins, concentra 30% da biodiversidade do Brasil e 5% das espécies do planeta, é a maior região de savana tropical da América do Sul, com mais de 2 milhões de quilômetros quadrados. Entretanto, a exploração desenfreada dos recursos naturais fez com que muitas das espécies do bioma entrassem em risco de extinção, como a arnica, a braúna, a arara-azul e o lobo guará.

Com o intuito de incentivar os proprietários rurais do Cerrado a criarem RPPNs, o projeto Reservas Privadas do Cerrado, executado pela Fundação Pró-Natureza (Funatura), com recursos do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, na sigla em inglês para Critical Ecosystem Partnership Fund) e apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), promove a conservação dos recursos naturais por meio do incentivo à criação, expansão e gestão eficaz das reservas particulares. O objetivo é aumentar o número de RPPNs do bioma consideravelmente, garantindo a manutenção da biodiversidade e dos demais recursos naturais.

A iniciativa conta com consultores capacitados para auxiliar os proprietários rurais nas regiões de Cerrado a criarem suas reservas particulares. Por meio de reuniões locais, o projeto é divulgado e os interessados podem tirar dúvidas, consultar sobre a situação de suas propriedades e, se decidirem criar uma RPPN, poderão contar com o suporte da equipe.

Uma vez que um território se torna RPPN, ele terá o status de área protegida perpetuamente. Portanto, se o proprietário desejar vender ou alugar, hipotecar ou doar, deverá cadastrar os limites da RPPN de direito no registro do imóvel, tornando claro para os futuros proprietários que aquelas delimitações são uma Unidade de Conservação (UC).

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s