Saúde dos animais: Hospital Veterinário inicia atendimento na zona sul

Foto por Nancy Guth em Pexels.com

Por: ASCOM/SMS

Com a nova unidade, cidade passa realizar cerca de 165 mil atendimentos ao ano

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inicia nesta segunda-feira, 17 de agosto, as atividades do 3º Hospital Veterinário Público de São Paulo. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A partir do funcionamento do novo hospital veterinário, a cidade passa a ter uma capacidade anual de mais de 20 mil consultas clínicas, mais de três mil cirurgias ortopédicas e mais de quatro mil cirurgias gerais. Mais de 165 mil atendimentos deverão ser realizados nas três unidades veterinárias municipais a cada ano.

Localizado na Rua Agostino Togneri, 153, em Santo Amaro (Rua), zona sul da Capital, a Unidade foi criada para atender à demanda antiga da região, e seguirá os padrões das outras duas voltadas ao atendimento veterinário público municipal, instaladas nas zonas leste e norte da Cidade. Os casos de urgência e emergência, estabelecidos a critério médico, são priorizados.

O 3º Hospital Veterinário Público de São Paulo será administrado – sob termo de colaboração pela Anclivepa, organização da sociedade civil vencedora do processo licitatório para prover estrutura física, equipamentos, insumos e recursos humanos nestas três unidades, mediante repasses de recursos da municipalidade. A Unidade terá custeio mensal de R$ 550 mil (cerca de R$ 6,6 milhões por ano) e vai contar com mais de 70 profissionais.

Todos os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação aos animais. No total, são oito especialidades: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Cidade Amiga dos Animais

A Prefeitura de São Paulo oferece atendimento clínico e cirúrgico aos animais por meio de hospitais veterinários públicos, serviço pioneiro no Brasil. A capital paulista ficou em terceiro lugar no prêmio Cidade Amiga dos Animais em 2019, entre todas as cidades latino-americanas com as melhores políticas públicas para cães e gatos. A premiação é uma iniciativa conjunta da World Animal Protection e OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).

O atendimento nos hospitais veterinários municipais é ofertado exclusivamente aos tutores de animais moradores da cidade de São Paulo e, prioritariamente aos assistidos por programas sociais. Por conta da demanda, os casos de urgência e emergência, estabelecidos a critério médico, são priorizados, os demais atendimentos, conforme a disponibilidade de vaga.

Para ser atendido, o responsável pelo animal deve comparecer com comprovante de residência no município em seu nome, além de RG e CPF.

Serviço:

• Hospital Veterinário – Unidade Zona Sul (Santo Amaro): Rua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba – São Paulo – SP CEP 04690-090, Estação Jurubatuba da CPTM;

• Hospital Veterinário – Unidade Zona Leste (Tatuapé): Av. Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, próximo ao metrô Tatuapé;

• Hospital Veterinário – Unidade Zona Norte (Tucuruvi): Av. General Ataliba Leonel, nº 3.194 Estação Parada Inglesa do Metrô

Informações sobre adoção de animais:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/saude_e_protecao_ao_animal_domestico/index.php,    

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s