CGEE realizou o lançamento da nova plataforma do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

Por ASCOM/CGEE

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizou em novembro lançamento da nova plataforma do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics). O evento aconteceu em ambiente online e contou com a participação de mais de 150 espectadores. O observatório é um espaço que traz soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios dos ambientes urbanos. A iniciativa é realizada no âmbito do CITinova, projeto multilateral desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Durante a abertura do evento, o presidente do CGEE, Marcio Miranda, destacou que a plataforma tem como objetivo criar um ambiente moderno e interativo, acolhendo sugestões de desenvolvimento tecnológico, de questões que promovam a inovação nos ambientes urbanos para gerar um ambiente mais sustentável. “Desde o início das atividades que realizamos com esse foco, o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação para melhoria dos grandes centros urbanos, o Centro se preocupou em usar o melhor da nossa capacidade de inteligência a serviço desse projeto”, afirmou.

O gestor de portfólio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Asher Lessels, ressaltou que a ideia do observatório é ambiciosa. “O objetivo é fornecer aos planejadores um amplo banco de dados para ajudá-los com os desafios urbanos, apresentando soluções que promovam o desenvolvimento sustentável das cidades, com benefícios para os habitantes desses espaços e vantagens globais, na redução dos gases de efeito estufa”, disse.

A coordenadora nacional do projeto CITinova, Suiá Rocha, afirmou que a iniciativa tem financiado plataformas para cidades sustentáveis, como o Oics, e modelos pilotos, em Brasília (DF) e Recife (PE), com tecnologias inovadoras que possam ser escalonadas para levar alternativas de desenvolvimento sustentável. “Hoje as cidades são responsáveis por 75% do consumo de energia e 75% das emissões de carbono. As soluções apresentadas pelo observatório trazem tecnologias de baixo custo e incluem a convergência de vários setores, como água, resíduos sólidos, mobilidade e soluções baseadas na natureza”, destacou.

O CITinova conta com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) e é um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo PNUMA e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). Saiba mais sobre a iniciativa.

O coordenador do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), Marco Lobo, foi responsável por apresentar ao público do evento a nova plataforma. “Não é um trabalho estático, ele é dinâmico e iremos continuar aperfeiçoando nos próximos anos. O nosso papel é trabalhar a inovação e sustentabilidade na transformação das cidades brasileiras”, afirmou.

A plataforma

O Oics é uma plataforma virtual que monitora, organiza e exibe soluções sustentáveis e inovadoras contextualizadas no território nacional, por meio de tipologias de cidades-região. O objetivo é promover soluções locais, regionais, nacionais e internacionais para o aprendizado e apropriação dos diferentes usuários, fomentando a transição das cidades brasileiras para a sustentabilidade.

O observatório tem os seguintes eixos de atuação: mobilidade de baixo carbono e acesso na cidade; energia renovável; ambiente construído de baixo carbono; resíduos sólidos; soluções baseadas na natureza; e água limpa acessível e usada racionalmente. A nova plataforma traz um banco de dados de soluções inovadoras para consulta nos temas relacionados à sustentabilidade urbana; um mapa dinâmico, para cruzar as informações das soluções com as características sociodemográficas e ambientais dos diferentes tipos de território que compõem o Brasil; publicações relacionadas aos temas e trabalhos desenvolvidos; informações sobre o andamento dos pilotos do projeto CITinova (Brasília e Recife); e notícias sobre eventos e atualidades que envolvem sustentabilidade.

A plataforma pode ser acessada no link:  https://oics.cgee.org.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s