Apresentação do ‘Currículo de Ensino Religioso para a Escola Católica’

Por: Arquidiocese de São Paulo

O Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade, da Arquidiocese de São Paulo,  realizará na quarta-feira, 17, às 14h, um evento virtual de apresentação do “Currículo de Ensino  Religioso para a Escola Católica”.

Esse currículo foi elaborado para atender uma proposta dos dirigentes de instituições de ensino  confessionais católicas localizadas na Arquidiocese de São Paulo.

Participarão do evento o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São  Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a  Educação e a Universidade, e o Padre Vandro Pisaneschi, Coordenador do Vicariato  Episcopal para a Educação e a Universidade.

O evento será voltado para professores, diretores e responsáveis pelas escolas católicas e  pessoas interessadas no assunto.

Foto por Armefaq em Pexels.com

O Currículo

O Currículo oferece uma base de habilidades e competências sobre as quais devem ser  construídos os currículos e o detalhamento dos programas de aula. Cada escola deverá elaborar o seu currículo tendo em conta o seu próprio projeto pedagógico, os princípios a e missão  especifica da instituição religiosa que a mantém.

O material está fundamento na proposta da Base Nacional Comum Curricular, do Ministério  da Educação, e o respectivo Currículo Paulista, elaborado pela Secretaria Estadual da Educação; no acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 27 de setembro de 2017, sobre o  julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4439; além da Lei de Diretrizes e  Bases da Educação (LDB).

O Currículo também se orienta pelas diretrizes da Congregação para a Educação Católica,  organismo do Vaticano que acompanha as instituições católicas de ensino; do Código de Direito  Canônico, documento que reúne as leis da Igreja; e das orientações pastorais da Arquidiocese  de São Paulo, em sintonia com a Comissão Episcopal para o Ensino Religioso da Conferência  Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A BNCC incluiu a disciplina de Ensino Religioso em sua proposta pedagógica para os alunos  do Ensino Fundamental I e II para todas as escolas particulares e públicas do país.

Atualmente, existem 74 escolas confessionais católicas no território da Arquidiocese de São  Paulo, que abrange boa parte da capital paulista.

Vicariato para a Educação

Criado em 27 de junho de 2014, o Vicariato Episcopal da Educação e a Universidade tem o  propósito de aproximar mais a ação da Igreja em relação às escolas, colégios, faculdades e  universidades na Arquidiocese de São Paulo. O Vicariato tem trabalhado com as instituições de ensino ligadas à Igreja para fortalecer cada  vez mais a sua identidade católica e para que sua atividade pastoral esteja presente em ações  voltadas para todos os membros da comunidade acadêmica, incluindo educadores, estudantes e suas famílias.

SERVIÇO

Apresentação do ‘Currículo de Ensino Religioso para a Escola Católica’ (on-line)

Data: Quarta-feira, 17 de março de 2021

Horário: 14h



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s