Por: Ana Marina Martins de Lima

O Água Boa de Beber é uma iniciativa do Projeto Conexão Água em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), e organizações da Sociedade Civil.
O Site Ambiente do Meio colaborou com a pesquisa de informações.
A Ferramenta tem objetivo socioeducativo e visa alertar a sociedade e possibilitar a mudança de comportamento com relação a diminuição de poluentes químicos na água.
De acordo com Bene Francis do Nascimento será possível visualizar com facilidade os parâmetros químicos acompanhados atualmente pelo Ministério da Saúde, a ferramenta fornece dados de localização bem como os dados de coleta disponibilizados no SISÁGUA. As coletas são realizadas pelas Vigilâncias Sanitárias locais e por Agências locais que são responsáveis pelo tratamento da água.
Os Riscos Ambientais e Risco para a Saúde coletiva podem ser minimizados por meio de instrumentos de fácil comunicação como esta ferramenta além do cidadão comum, empresas e agricultores tomem consciência de que com habilidade de gestão podem alterar a realidade atual.
Os pontos de poluição muitas vezes são resultantes de descartes indevido de resíduos de embalagens químicas que no solo podem poluir rios e a água subterrânea, além da pulverização aérea e outros meios de uso dos produtos quando não realizados de forma adequada.
Os Riscos para saúde são vários e dependem da concentração da substância química, das formulações e do meio que elas são absorvidas pelo organismo: ingeridas, por meio de inalação ou através da pele, o contato com o trabalho dos toxicologistas via Secretarias de Saúde locais e de pessoas capacitadas da área de Medicina de trabalho são essenciais.