Por: Banco Mundial
O Grupo Banco Mundial anunciou no dia 22 um conjunto de ações novas e ampliadas para ajudar os países a responder de forma rápida e eficaz a um ataque violento cada vez maior de crises.

Na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, Ajay Banga anunciou um kit de ferramentas expandido para preparação, resposta e recuperação de crises que inclui: (1) pausa no pagamento da dívida; (2) redirecionamento do financiamento; (3) vincular preparação para crises e financiamento; (4); apoiando projetos de desenvolvimento com apoio do setor privado e (5) construindo um seguro contra catástrofes aprimorado sem dívidas.
O Grupo do Banco Mundial visa criar um mundo livre de pobreza em um planeta habitável. Trabalhamos para tornar as pessoas mais bem preparadas para ameaças de qualquer tipo, compartilhando nossa experiência, desenvolvendo resiliência e protegendo contra riscos.
Os elementos do novo kit de ferramentas abrangente incluem:
1. Oferecer uma pausa no pagamento da dívida para que os países possam se concentrar no que importa, sem se preocupar com o projeto de lei : Para permitir que os países se concentrem em atender às necessidades urgentes de seu povo, em vez de no pagamento de empréstimos, o Grupo Banco Mundial lançará a Dívida Resiliente ao Clima Cláusulas. Isso proporcionará uma pausa no pagamento da dívida dos países mais vulneráveis em tempos de crise ou catástrofe. Iniciaremos essas novas cláusulas de dívida de crise com os clientes mais vulneráveis e pretendemos aprender e trabalhar com todas as partes interessadas para expandir a cobertura.
2. Dar aos países nova flexibilidade para redirecionar rapidamente uma parte de seus fundos para resposta de emergência, de modo que o dinheiro seja imediatamente acessível: O Grupo Banco Mundial implementará uma nova opção de resposta rápida, oferecendo a todos os países clientes a capacidade de redirecionar imediatamente uma parte de sua carteira de empréstimos para necessidades emergenciais quando ocorre uma crise – por exemplo, para redistribuir fundos não desembolsados em projetos de infraestrutura de longo prazo para resposta imediata a desastres.
3. Ajudar os governos a construir sistemas de emergência avançados, para que estejam prontos para responder no primeiro dia : Para permitir que mais países construam sistemas de emergência e tenham financiamento de desembolso rápido disponível em tempos de crise, o Grupo do Banco Mundial vinculará cada vez mais os investimentos em prevenção e preparação com financiamento para apoio a catástrofes e resposta a crises. Também intensificaremos nossa experiência e apoio analítico disponível a todos os países para projetar uma preparação para crises e uma estratégia de financiamento de resposta.
4. Fornecimento de novos tipos de seguro que apoiarão projetos de desenvolvimento, permitindo que o trabalho retome rapidamente: O Grupo Banco Mundial desenvolverá suas ferramentas para apoiar com mais eficácia os clientes do setor privado na preparação e resposta a crises. Isso permitirá que as empresas sustentem as operações e protejam empregos, criando resiliência e sustentabilidade a longo prazo. A Agência Multilateral de Garantia de Investimentos está fazendo parceria com o setor de seguros privados por meio do Fórum de Desenvolvimento de Seguros, uma parceria público-privada, para projetar um produto de seguro paramétrico inovador, e a Corporação Financeira Internacional projetou uma solução de resposta à crise liderada pelo setor privado para apoiar instituições na abordagem do impacto de desastres naturais devido à mudança climática.
5. Criar um seguro contra catástrofes aprimorado para fornecer recursos sem aumentar a dívida : O Grupo Banco Mundial desenvolverá suas soluções de seguro contra catástrofes, como Cat Bonds, e dará a todos os países a opção de incorporar o seguro contra catástrofes aos produtos de empréstimo. Como nem todos os países podem pagar por esse seguro, trabalharemos com doadores para tornar esses produtos acessíveis para países de baixa renda, incluindo fundos que podem comprar prêmios de seguro. Isso desenvolverá produtos de seguro de catástrofe aprimorados que podem fornecer recursos para países atingidos por desastres sem aumentar sua dívida.
Em todos os países, e como resultado dessas medidas combinadas, bilhões de dólares podem estar disponíveis para resposta à crise.
