Novo relatório da UNESCO
Texto de introdução por: Dr David Moinina Sengeh Chief Minister, Sierra Leone Chair of the GEM Report Advisory Board
A Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação determina que o mandato do Relatório de Monitoramento Global da Educação (Relatório GEM) é ser “o mecanismo para orientar o monitoramento e a elaboração de relatórios sobre o ODS 4 e sobre a educação nos outros ODS propostos”, com a responsabilidade de informar sobre a implementação de estratégias nacionais e internacionais para ajudar todos os parceiros relevantes a se responsabilizarem por seus compromissos como parte do acompanhamento e da revisão geral dos ODS. Ele é elaborado por uma equipe independente organizada pela UNESCO.

A educação e a inovação tecnológica estão intrinsecamente interligadas. Novas ideias levam à transformação digital, que, por sua vez, se retroalimenta para nos ajudar a melhorar os sistemas educacionais. Juntas, a educação e a tecnologia podem levar a uma melhoria holística da qualidade no nível do sistema e a uma maior equidade. Antes de ser Ministro, minha formação me levou a trabalhar com múltiplas tecnologias para desenvolver encaixes protéticos para amputados, sistema que permite que as pessoas caminhem com maior conforto; a pé para a escola e pela vida. Minha função na época, como Ministro da Educação Básica e Secundária e como Diretora de Inovação do Governo de Serra Leoa, continuou a basear-se nesse vínculo e nos benefícios que podem advir de imaginar a tecnologia como um facilitador.
Este relatório destaca até que ponto a relação entre educação e tecnologia é delicada, no entanto, em particular a tecnologia digital. Compreender quando e como usar e não usar a tecnologia para atender aos nossos objetivos educacionais está se tornando uma habilidade crítica para os líderes educacionais do século XXI.
Existem múltiplos benefícios, por exemplo, provenientes do manuseio dos dados gerados pelos sistemas educacionais e do uso deles para melhorar a eficácia e a eficiência de nossos sistemas educacionais para atender às necessidades educacionais de todas as crianças. Em Serra Leoa, nós entendemos isso. Os dados trazidos pela tecnologia podem nos dar uma imagem da saúde do nosso sistema educacional, assim como nos ajudar a garantir que as jornadas de aprendizado de cada criança estejam no caminho certo. Nosso impulso para a inclusão radical não é apenas alimentado por, mas depende de dados. Contamos todos para que ninguém fique de fora.
Nossa estratégia EdTech está firmemente sincronizada com nossa visão de longo prazo de oferecer educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos e professores. Quando funciona bem, os dados que geramos em nosso sistema educacional são o melhor guia para as políticas que precisamos implementar para melhorar as coisas. Isso é verdade tanto para os formuladores de políticas quanto para professores, diretores de escolas, professores, pais e comunidades.
Nossos líderes em escolas primárias agora estão preparados para usar tablets para coletar e aplicar dados dinâmicos para gerenciar suas escolas; supervisionar o registro de professores, a matrícula e a frequência dos alunos. Há benefícios em velocidade e eficiência. Construir sistemas com base em identificadores exclusivos de alunos e escolas, como fazemos desde 2018.
Nosso censo escolar anual digitalizado pode sinalizar um problema muito mais rápido do que muitas visitas de inspeção física – embora precisemos de ambos.
Áreas problemáticas como desigualdade na escola e distribuição ineficiente de recursos também podem ser evitadas se pudermos visualizá-las. Este relatório nos lembra que o uso de dados geoespaciais faz exatamente isso. Continua incipiente em países de renda baixa e média-baixa, embora seja mais necessário lá.
Em Serra Leoa, estamos procurando maneiras de maximizar essas inovações com uma ferramenta GIS que considera novas localizações de escolas com base em dados de pobreza, população e risco de inundação. Identifica onde temos pontos cegos; onde poderíamos melhorar; e onde poderíamos aprender. Os benefícios de eficiência também podem advir, em alguns casos, da capacidade da tecnologia de implementar reformas políticas de forma ampla e rápida. Cada vez mais, este relatório documenta, os países estão comprando as vantagens inegáveis que advêm do uso da tecnologia para o desenvolvimento profissional de professores, por exemplo. Isso quebra barreiras relacionadas ao local ou ao tempo; é econômico, promove a colaboração entre professores e melhora as práticas de ensino.
Em Serra Leoa, combinamos recursos de áudio, visuais e digitais com apostilas impressas para aprimorar o treinamento de professores e trazer empolgação com o potencial da tecnologia para a pedagogia desde o início. Mas este relatório também mostra que a mudança contínua para um novo sistema de gerenciamento com experiência em tecnologia nem sempre é fácil ou barato. Talvez sem surpresa, existe uma lacuna entre os benefícios esperados da tecnologia na gestão da educação e sua realização.
Questões aparentemente triviais, como manutenção e reparo de infraestrutura, podem ser ignoradas ou subestimadas. Às vezes, o próprio objetivo de melhorar o aprendizado é esquecido quando a análise de aprendizado é projetada. Podemos esquecer de prestar contas de nossa capacidade e recursos.
A construção de sistemas informados por dados que usam painéis, gráficos e tabelas também pressupõe a capacidade de absorver esse nível de mudança, incluindo líderes escolares fortes e professores confiantes e dispostos a inovar. Requer uma ampla gama de pessoas alfabetizadas em dados, o que está longe de ser o caso em muitos contextos.
A única coisa em torno da qual todos nos unimos é que existem tantas ferramentas, tantos jogadores, diferentes sistemas operacionais e tantas pesquisas conflitantes sobre o que funciona que pode deixá-lo tonto.
Congratulo-me, por isso, com a colaboração de parceiros como o EdTech Hub neste relatório, reunindo partes fortes cujo trabalho diário é sobre a importância da evidência para a tomada de decisões. Como Presidente do Conselho Consultivo do Relatório GEM, exorto todos os formuladores de políticas a ler este relatório cuidadosamente e a comparar o perfil do seu país PEER com o de outros. Acima de tudo, à medida que a disseminação da tecnologia, especialmente IA generativa, continua a se infiltrar em nosso setor, encorajo todos a aplicarem suas recomendações. Há muitos riscos de não fazê-lo.
Para sermos conhecedores de tecnologia, devemos conhecer os sistemas educacionais que queremos criar.
Leia:
