Líderes da COP28 transformam sistemas alimentares diante das mudanças climáticas

Por: Daphne Ewing-Chow/ Forbs

A Declaração dos Emirados sobre Agricultura Sustentável, Sistemas Alimentares Resilientes e Ação Climática foi formalmente anunciada e endossada em 1º de dezembro no evento “Transformando Sistemas Alimentares em Face das Mudanças Climáticas” no Evento de Líderes da Cúpula Mundial de Ação Climática (WCAS) na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNCCC) COP 28 em Dubai.

As últimas avaliações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) destacam o papel crucial de abordar a agricultura e os sistemas alimentares em uma resposta global impactante às mudanças climáticas. A COP28 tem a oportunidade de unir as comunidades globais de alimentos e clima, promovendo um contexto colaborativo para a ação coletiva.

Centrado em torno da Declaração dos Emirados, o evento WCAS reuniu produtores, ONGs e líderes do setor público e privado para forjar novos compromissos com o objetivo de estabelecer padrões mais elevados para a ambição global e iniciativas para a transformação dos sistemas alimentares.

 Os oradores sublinharam o papel dos agricultores e da agricultura nas discussões climáticas. Nas palavras da Declaração dos Emirados, os signatários declaram sua intenção de trabalhar de forma colaborativa e expedita para “ampliar as atividades e respostas de adaptação e resiliência, a fim de reduzir a vulnerabilidade de todos os agricultores, pescadores e outros produtores de alimentos aos impactos das mudanças climáticas, inclusive por meio de apoio financeiro e técnico para soluções, capacitação, infraestrutura e inovações, incluindo sistemas de alerta precoce, que promovam a segurança alimentar, a produção e a nutrição sustentáveis, conservando, protegendo e restaurando a natureza”.

Deixe um comentário