A OMS atualiza a lista das bactérias resistentes aos medicamentos que mais ameaçam a saúde humana

Comunicado da Organização Mundial de Saúde

A Lista de Agentes Patogénicos Bacterianos Prioritários da OMS de 2024 (BPPL da OMS) é uma ferramenta importante na luta global contra a resistência antimicrobiana.

Com base na edição de 2017, a BPPL 2024 da OMS atualiza e refina a priorização de patógenos bacterianos resistentes a antibióticos para enfrentar os desafios em evolução da resistência a antibióticos.

A lista categoriza estes agentes patogénicos em grupos de prioridade crítica, alta e média para informar a investigação e desenvolvimento (I&D) e as intervenções de saúde pública. A BPPL de 2024 da OMS abrange 24 agentes patogénicos, que englobam 15 famílias de agentes patogénicos bacterianos resistentes aos antibióticos. Entre estes, destacam-se as bactérias Gram-negativas resistentes aos antibióticos de último recurso, a Mycobacterium tuberculosis resistente aos medicamentos e outros agentes patogénicos resistentes de elevada incidência, como Salmonella, Shigella, Neisseria gonorrhoeae, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus.

A inclusão destes agentes patogénicos na lista sublinha o seu impacto global em termos de carga, bem como as questões relacionadas com a transmissibilidade, a possibilidade de tratamento e as opções de prevenção.

Reflete também a linha de I&D de novos tratamentos e as tendências de resistência emergentes.

A BPPL da OMS actua como um guia para dar prioridade à I&D e aos investimentos em RAM, enfatizando a necessidade de estratégias regionalmente adaptadas para combater eficazmente a resistência.

Destina-se aos criadores de medicamentos antibacterianos, instituições de investigação académicas e públicas, financiadores de investigação e parcerias público-privadas que investem em I&D em RAM, bem como aos decisores políticos responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de políticas e programas de RAM.

Leia o relatório aqui

Deixe um comentário