Galpão das Artes da Comlurb inaugura exposição “Rios que Correm no Rio”

ASCOM COMLURB

“Rios que correm no Rio”, a nova exposição que o Galpão das Artes Urbanas Hélio G. Pellegrino, da Comlurb, inaugura, quarta-feira (1°/10), às 11h, na Gávea, reúne artistas e artesãos cujos trabalhos são inspirados pelos rios, águas e bacias hidrográficas que banham e percorrem o estado do Rio de Janeiro. A mostra tem curadoria da mestra artesã Lina de Melo e da artista Tereza Riba. Os expositores são oriundos especialmente do Rio de Janeiro, mas também de outras cidades, como Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

A exposição lembra que os objetos artesanais, assim como as águas correntes de um rio, atravessam o tempo e o espaço e carregam narrativas diversas em diálogo com a cultura da região, revelando histórias, lendas, hábitos e costumes. A mostra é uma homenagem aos profissionais que mantêm o ofício de artista vivo desde os tempos mais remotos, e que hoje, como profissão regulamentada, regida por leis e normas, não é mais somente uma fonte de renda, mas, sim, um reconhecimento da importância da cultura de um povo.

O grupo de artistas leva diversidade nas obras, feitas com técnicas variadas que vão de escultura a pintura com bordado, crochê, patchwork, carpintaria naval, macramê, papel machê, cerâmica, carpintaria naval, entre outras, sempre com utilização de matérias-primas reaproveitadas, como retalhos de tecido e jeans, linhas, resíduos de palmeiras, papel e papelão, além de borras e cápsulas de café.

Clik na imagem para ver os autores:

Deixe um comentário