Sobre a Amazônia

India Yanomami
Foto: Antonio Cunha

Por Ana Marina Martins de Lima

A Amazônia estende-se do Oceano Atlântico às encostas da Cordilheira dos Andes até aproximadamente 600m de altitude e abriga nove países sul-americanos. No Brasil, compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima e parte dos estados do Mato grosso, Maranhão e Tocantins, que em 1999 correspondia a uma área aproximada de 5 milhões de Km2 .

Na Amazônia, o crescimento médio de uma árvore é seis vezes mais rápido do que uma árvore na Europa. Existem aproximadamente 50.000 espécies de plantas das quais, 5.000 espécies de árvores têm diâmetro maior que 15cm (na América do Norte não existem mais do que 650). Numa superfície de 100 hectares, botânicos identificaram 1.652 espécies vegetais das quais, 100 são totalmente novas para a ciência e das quais, 20 não foram nomeadas nem pela população local.2/3 das espécies de lagartos da Amazônia só existem na Amazônia. Existem 311 espécies de mamíferos na Amazônia, ou seja, 7% do total mundial. Aproximadamente 1.000 espécies de pássaros, ou seja, 11% do total mundial (3º lugar no mundo).A Bacia Amazônica é um santuário de peixes que agrupa 1.400 espécies identificadas, o que representa 25% das espécies de peixes do mundo.

A Bacia Amazônica representa 1/5 da água derramada no oceano por todos os rios do planeta. O rio Amazonas tem mais de 7 mil afluentes, e possui 25 mil Km de vias navegáveis. A Bacia Amazônica cobre 3,89 milhões de Km² no território brasileiro, ou seja, 45% do país.

Quanto à biopirataria, na era da biotecnologia algumas espécies são facilmente transportadas sem serem detectados pelos mecanismos de vigilância, muitos de nossos produtos são levados para o exterior, algumas plantas são utilizadas pelas multinacionais e transformada em medicamentos que retornam para nosso país a um custo alto.

Nossos meios de comunicações nos mostram uma Amazônia devastada pela ganância humana, a exploração das terras, a mineração, a poluição dos rios, a queima da floresta desrespeito a cultura e tradição local. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Tecnológicas os últimos alertas sobre o desmatamento, indicam principalmente o desmatamento por corte raso que é um processo de remoção total em um curto espaço de tempo.

Segundo o Pesquisador Carlos Nobre devido as Mudanças do Clima, algumas espécies da Amazônia já foram extintas.

Precisamos urgentemente manter vivo o que nos restou da nossa Amazônia, para que esta não se tornem apenas uma lembrança de um passado.

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s