Foram 365 dias de debates, discussões, idéias e sugestões em torno de ações para tornar a Amazônia mais sustentável. E agora, qual rumo tomar? Essas e outras questões serão levantadas durante a II Plenária do Fórum Amazônia Sustentável, nos dias 25 e 26 de novembro, em Manaus.
Ícone mundial da diversidade socioambiental, a Amazônia abriga a maior bacia hidrográfica e a maior floresta tropical do mundo, além de significativa diversidade de povos nativos e outras populações.
Para elaborar mecanismos que garantam a preservação dos recursos naturais existentes na região, o Fórum Amazônia Sustentável criou uma coalizão intersetorial (organizações da sociedade civil, institutos de pesquisa e empresas do setor público e privado) na busca de um modelo sustentável para a Amazônia. O diálogo é o caminho escolhido pelos mais de 120 signatários do Fórum, que pretendem colocar na pauta da II Plenária discussões sobre tecnologia e sustentabilidade em tempo de mudanças climáticas, mecanismos sustentáveis de fomento para a Amazônia, e os trabalhos desenvolvidos durante o primeiro ano de atuação, entre outros assuntos.
“A idéia é mostrar ao Brasil um espaço de diálogo que busca um novo modelo de desenvolvimento para a região, que detém 59% do território nacional e é responsável por cerca de 10% do PIB do país”, afirma Reginaldo Magalhães, membro da Comissão Executiva do Fórum como representante da IFC (Corporação Financeira Internacional).
Informações: http://www.forumamazoniasustentavel.org.br
Colaboração de: Andressa Besseler
Jornalista
Agência Envolverde