CÓDIGO DE CONDUTA E PROPOSTA DE GOVERNANÇA DO FÓRUM SERÃO ASSUNTOS DEBATIDOS NA II PLENÁRIA
Entre as diversas atividades previstas para a II Plenária do Fórum Amazônia Sustentável dois assuntos estão na mira dos 130 signatários da Carta de Compromisso: as propostas de governança e de código de conduta elaboradas pela Comissão Executiva do Fórum.
A proposta de governança apresenta as instâncias do Fórum e delimita seus campos de atuação, estabelecendo regras de funcionamento interno. Já o código de conduta estabelece princípios e regras para adesão e permanência no Fórum. São iniciativas inovadoras voltadas ao desenvolvimento das ações do Fórum.
Ícone mundial da diversidade socioambiental, a Amazônia abriga a maior bacia hidrográfica e a maior floresta tropical do mundo, além de significativa diversidade de povos nativos. Para elaborar mecanismos que garantam a preservação dos recursos naturais existentes na região, o Fórum criou uma coalizão intersetorial entre organizações da sociedade civil, institutos de pesquisa, poder público e empresas privadas.
“A discussão entre empresas e organizações da sociedade civil é fundamental para cada setor entender a atuação e logística do outro. Isso facilita, por exemplo, a compreensão pelas empresas dos valores em defesa do meio ambiente e da resistência da comunidade a certas ações. Não basta cumprir a legislação. Para ter uma Amazônia sustentável as empresas precisam entender a lógica das comunidades”, defende Adriana Ramos, do Instituto Socioambiental (ISA) e membro da CE do Fórum.
O diálogo é o caminho escolhido pelos signatários do Fórum, que pretendem debater temas arrojados durante a II Plenária, tais como: tecnologia e sustentabilidade em tempo de mudanças climáticas e mecanismos sustentáveis de fomento para a Amazônia.
Veja mais: http://www.forumamazoniasustentavel.org.br/