Rede Cananéia participa do IV Encontro Mestres do Mundo e III Seminário Nacional de Culturas Populares no Ceará

 

 

Por Cleber Rocha Chiquinho

Encontro foi marcado pela presença de mestres da cultura popular do Brasil inteiro

Do dia dois ao dia seis de dezembro, cerca de 300 mestres da cultura do som, do corpo, da oralidade, do sagrado e das mãos se encontraram no sertão do Ceará para apresentações e troca de experiências sobre seus saberes e fazeres. O Encontro foi promovido pelo Ministério da Cultura – MinC e pelo Governo do Estado do Ceará e contou com encontros, oficinas, seminários, além de apresentações artísticas nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, na região do Cariri, sul do Ceará.

A Rede Cananéia foi convidada para participar representando a iniciativa “Cultura em Rede: a experiência da Rede Cananéia no Vale do Ribeira, litoral Sul de SP” reconhecida MinC através do Prêmio Culturas Populares 2007. Além da Rede, a iniciativa “Vida Caiçara – Ações Sócio Educativas para a Valorização, Preservação e Transmissão da cultura Caiçara no Município de Cananéia”, também contemplada pelo Prêmio e representada por Patrícia Dunker, também pôde participar do evento e levar um pouquinho da cultura caiçara para o sertão nordestino.

O evento foi marcado por momentos de Rodas de Mestres, nos quais ocorriam diálogos entre os mestres sobre suas tradições, percepções e vivências, através de interações e aprendizagens com as semelhanças e diferenças culturais. Contou, também, com mesas de apresentações de experiências que foram reconhecidas pelo MinC, com debates e encaminhamentos para nortear políticas públicas para a cultura. Além de apresentações artísticas voltadas ao público, que trouxe muitas expressões culturais como: maracatu, coco, violas, reisado e diversas outras manifestações populares do Brasil. Junto com essas apresentações, alguns mestres da região receberam convidados em suas casas, mostrando seus costumes e tradições.

Vale lembrar que outras iniciativas que valorizam a cultura caiçara em São Paulo e Paraná também estiveram presentes no Evento, como o Museu Vivo do Fandango, Projeto realizado em nossa região em 2006 e a Associação de Fandangueiros de Guaraqueçaba, com suas ações desenvolvidas no litoral norte do Paran

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s