Parque Nacional de Itatiaia: oportunidade para o uso de conhecimentos da Gestão Ambiental

Foto: Ana Marina Martins de Lima Foto: Ana Marina Martins de Lima/ AmbientedoMeio.com Ana Marina Martins de Lima/ Ambientedomieo.com

Estivemos neste de semana no parque onde atualmente há um conflito entre a população local e o diretor do parque. A comunidade neste caso é representada pela Associação Amigos de Itatiaia.

Segundo os moradores o maior problema neste momento é o fundiário. O Diretor do parque segundo eles quer a desapropriação sem que haja qualquer tipo de indenização.

Os moradores apresentaram junto ao Prefeito, alem da preocupação com a desapropriação, uma necessidade real e urgente de programas para a melhoria da infraestrutura do parque: a coleta seletiva, saneamento básico, educação ambiental e um plano de ecoturismo.

 Foi relatada pelos moradores a necessidade emergencial de uma brigada de incêndio visto que no ultimo incêndio ocorrido em 2008 houve a perca da fauna e flora localizada na parte alta do parque em uma extensão de 32 hectares e  também foi solicitada uma atenção para as estradas de acesso ao parque.

Neste primeiro momento visitamos a parte baixa do parque e durante a nossa caminhada tivemos a oportunidade de observar a riqueza da flora e fauna, destacamos aqui as pegadas que encontramos, possivelmente de um mamífero (onça ou jaguatirica).

Visitamos o espaço cultural e conversamos com alguns artistas locais, percebemos que a grande inspiração destes artistas é o meio em que vivem e em suas obras está presente a preocupação e admiração pelo meio ambiente.

O artista plástico Cristian Spencer e Gibby Zobbel realizaram o filme “ Itatiaia Visto Por dentro”, que  foi premiado. Por sua natureza bílingüe, o filme ganhou projeção internacional, levando o Parna Itatiaia para além das suas fronteiras. Foi quando o filme ganhou prêmio num dos mais importantes festivais de filmes sobre ecologia, no 33º EKO-film 2007, Festival de Meio Ambiente e Cultura, na República Tcheca, no Castelo Cesty Krumlov Chateau, patrimônio cultural da humanidade tombado pela UNESCO. Foi exibido no 1) 7º Festival Internacional de Montanha do Rio de Janeiro, 2) CineGaia do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 3) Festival Ambiental do Rio das Ostras, 4) Enviroral Films Festival na Eslováquia, 5) Mostra TEC filmes na Universidade de Tecnologia de Praga-República Tcheca e finalmente, 6) Festival de cinema de Resende. Importante também são as lindissimas obras de Tatiana Clauzet que retratam a interação homem natureza e a necessidade de preservação do Meio Ambiente.

Podemos concluir em um primeiro momento que há uma interação positiva entre os moradores e a natureza levando-se em conta que os mesmos auxiliam na preservação do espaço, atuando como “fiscais”, informando a direção do parque quanto à presença de pessoas mal intencionadas, a observação da estrutura em caso de desmoronamento das estradas e ou quando ocorrem focos de queimadas.

Contudo é necessário que seja realizado um estudo profundo de analise de impacto ambiental no parque, antes que sejam tomadas quaisquer providências quanto à regularização fundiária em lotes que abrigam hotéis e espaços culturais, oportunidade para desenvolvimento da região do ponto de vista do Ecoturismo  Sustentável.  Ao meu ver o estudo de caso dos conflitos presente no Parque e o desenvolvimento de material cientifico, cultural e ganho econômico pode servir de base para uma administração diferenciada e uma complementação  na mudança da relação homem natureza onde há total necessidade dos conhecimentos da Gestão Ambiental.  

Para ver o video:

http://www.youtube.com/watch?v=NjrJ9fG39rk
http://www.youtube.com/watch?v=km4PbUx4ksM
http://www.youtube.com/watch?v=StMNBUw7BZQ 


 
Ana Marina Martins de Lima/ Ambientedomeio.com

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s