Alimentos e Agrotóxicos

Foto: Marcos Freitas

Riscos e danos provocados por agrotóxicos são destaque no Globo Repórter

Anderson Oliveira

Os danos causados à saúde humana pelos agrotóxicos foram objeto de uma longa matéria no Globo Repórter do dia 25, que mostrou como o uso excessivo desses produtos vem pondo em risco a saúde da população em todo o País. Todos os anos a Anvisa realiza testes para avaliar a quantidade de resíduos químicos encontrado nos alimentos e detecta níveis alarmantes de contaminação em frutas, legumes e verduras. No levantamento de 2009, quase um terço das amostras analisadas pela Anvisa apresentavam irregularidades, inclusive substâncias proibidas. Os campeões de “veneno” foram o pimentão, a uva e o pepino.

Segundo os nutricionistas e médicos ouvidos pelo Globo Repórter, os agrotóxicos têm inúmeros efeitos prejudiciais à saúde humana, aumentando o risco de câncer, infertilidade, depressão, debilidade imunológica e defeitos congênitos, entre outros problemas. Também causam danos ao meio ambiente, matando indiscriminadamente os insetos nocivos e inofensivos, o que altera o equilíbrio do ecossistema. “A aplicação de agrotóxicos está arraigada na mentalidade dos fazendeiros, mas aos poucos vem se disseminando o emprego dos inseticidas de precisão cirúrgica, que usam feromônios para atrair e eliminar tipos específicos de praga, sem afetar outros insetos nem espalhar resíduos tóxicos na lavoura”, explicou o Dr. Rafael Borges, Gerente de P&D da ISCA Tecnologias, empresa especializada no desenvolvimento de soluções ambientalmente corretas para o controle de pragas.

No intuito de proteger a saúde pública e o ecossistema, o Governo Federal tem estimulado o registro dos compostos baseados e feromônios, mas para a moda pegar os agricultores precisarão mudar de mentalidade e os consumidores devem se tornar mais exigentes. Geralmente, antes de comprar alimentos, ninguém procura saber sua procedência ou descobrir se eles contêm resíduos prejudiciais à saúde.

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s