Os três pilares da sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE_CAPA_2.indd

Por: Ana Marina Martins de Lima – Ambientedomeio

Palavras do Editor: livro que criou os conceitos da sustentabilidade por meio de três vertentes: a prosperidade econômica, a qualidade ambiental e a justiça social representadas pelos três pilares reconhecidos como Triple Bottom Line: Profit – Planet – People.

O livro SUSTENTABILIDADE – Canibais com Garfo e Faca identifica as revoluções que ocorrem no mundo dos negócios e que estão redefinindo as economias e as grandes corporações para o futuro. Cada vez mais temos visto empresas preocupadas e comprometidas com o meio ambiente, com as questões sociais e com o mundo que deixaremos para as próximas gerações. Este livro é realmente brilhante. Não só pela criação dos conceitos da sustentabilidade, mas principalmente pela forma pragmática e convincente que analisa e identifica como empresas poderão e deverão proceder para sobreviver com sucesso nos próximos anos. Independentemente dos ciclos e crises econômicas que assolam o mundo de tempos em tempos, a implantação do conceito de sustentabilidade é irreversível.

A humanidade como um todo depende da sustentabilidade para a manutenção da qualidade ambiental, e as empresas dependem da sustentabilidade para a saúde dos seus negócios. Apresentado dentro de uma abordagem global, o triple bottom line irá direcionar e conduzir as corporações, as empresas, as ONGs, os governos, as pessoas a um objetivo único na implantação dos conceitos de sustentabilidade em todo o mundo.

Segundo o autor o enfoque do livro é voltado a algumas formas do capitalismo com objetivo de mencionar a natureza, a escala e as implicações das mais longínquas experiências em andamento no planeta Terra.

Citando: “O que é sustentabilidade? Sustentabilidade para o autor é o princípio que assegura que nossas ações de hoje não limitarão a gama de opiniões econômicas, sociais e ambientais disponíveis para futuras gerações. Porque ela é importante? De forma simples, esse é o novo paradigma dos negócios do século 21.

O desenvolvimento sustentável é proposto pelos governos e lideres corporativo como solução para garantir a gama de problemas que agora estão começando a fazer parte da pauta internacional. Esses problemas vão do aquecimento do planeta, camada de ozônio e colapso da pesca oceânica até problemas sociais com a morte de 37.000 crianças por dia, com idade inferior a cinco anos (sendo a maior parte delas por causa de doenças cujo tratamentos não são tão caros) e a morte de 585.000 gestantes e mães a cada ano.

O primeiro relatório das Nações Unidas, Global Environmental Outlook, publicado em 1996, mencionou que o mundo ainda não possui o senso de urgência necessário que é preciso para se afastar do precipício ambiental. O que isso tem haver com negócios? Muitos executivos vão afirmar que os negócios deles não e salvar o mundo. Mas a expectativa de que as empresas vão contribuir para isso crescem todo o mundo. Em parte, isso flui de atividades de organizações como a Word Busines Concil for Sustentainable Development, mas também surge do reconhecimento de que os negócios precisam de mercados instáveis e de que devem possuir as habilidades tecnológicas, financeiras e de gerenciamento necessárias para superar a transição da sustentabilidade…”

Este livro possui uma temática atualizada e pode servir de referência para profissionais do ensino e empresários; em seu conteúdo há cases e um dos questionamentos que podemos fazer é: Qual o valor ético das várias empresas citadas que dizem possuir atividades sustentáveis?

1 comentário Adicione o seu

  1. janu disse:

    Muito útil

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s