Yury Fedotov faz sua primeira visita oficial ao Brasil

Chefe do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Yury Fedotov faz sua primeira visita oficial ao Brasil

Por UNIC – Rio de Janeiro

Amanhã chega ao Brasil o Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, para sua primeira visita oficial ao país ele realizara uma visita à UPP Pavão-Pavãozinho/Cantagalo para conhecer os programas sociais e de segurança pública implementados nas comunidades.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) implementa medidas determinadas pelas três convenções internacionais de controle de drogas e pelas convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção.

O trabalho do UNODC está baseado em três grandes áreas: saúde, justiça e segurança pública. Dessa base tripla, desdobram-se temas como drogas, crime organizado, tráfico de seres humanos, corrupção, lavagem de dinheiro e terrorismo, além de desenvolvimento alternativo e de prevenção ao HIV entre usuários de drogas e pessoas em privação de liberdade.

Segundo Fedotov “Como muitos países na região, o Brasil enfrenta muitos desafios na área de drogas ilícitas e crime organizado. Eu irei ao Brasil para conhecer essas questões em primeira mão e discutir como o UNODC pode prestar assistência ao desenvolvimento de respostas locais, baseadas numa estratégia global para drogas, crime e terrorismo”.

Durante a visita à UPP, o Diretor Executivo do UNODC também se encontrará com ex-narcotraficantes que participam do programa de TV “Comandos” e do projeto “Empregabilidade”, que promove a reinserção de ex-presidiários no mercado de trabalho e já criou mais de 3.000 oportunidades de emprego desde seu início, em 2008. Ambas as iniciativas são coordenadas pelo Grupo Cultural AfroReggae.

Na quarta-feira, dia 8 de maio, Fedotov participará do lançamento do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC em Brasília, junto ao novo Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano, e outras autoridades.

Segundo Fedotov, “o Brasil é um parceiro crucial do UNODC na América Latina, por isso estamos abrindo um novo Escritório de Ligação e Parceria em Brasília. O escritório será o ponto focal para todas as nossas atividades no Brasil e um elo importante na nossa rede de programas regionais integrados”.

Com base no conceito de responsabilidade compartilhada da comunidade internacional sobre questões de drogas e crime, o lançamento marcará o novo formato de atuação do escritório do UNODC no Brasil – que também cobre Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai – com ênfase em promover a colaboração e o diálogo com países estratégicos da região. Para isso, o UNODC e o governo brasileiro desenvolverão um plano de trabalho conjunto destinado à criação de uma plataforma neutra de cooperação internacional.

Na quinta-feira, dia 9 de maio, Fedotov se reunirá com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para assinar uma declaração conjunta determinando o início dessa nova parceria entre o UNODC e o Brasil.

Em seguida, Fedotov participará do lançamento nacional da Campanha “Coração Azul” no Brasil, no Ministério da Justiça. Implementada pelo UNODC em 10 países, a Campanha Coração Azul tem como objetivo mobilizar a opinião pública para combater o tráfico de pessoas. Seu símbolo é o Coração Azul, que representa a tristeza das vítimas deste tipo de crime e lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul também demonstra o compromisso da ONU em combater o tráfico de pessoas.

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s