I Fórum Paulista de Humanização nas Práticas de Saúde: 25 anos SUS

O Sistema Único de Saúde – SUS inaugura a garantia do direito à saúde, com acesso universal, integral e de forma equitativa para a população brasileira. Tais princípios favoreceram maior acessibilidade aos usuários, continuidade e coordenação do cuidado nos diversos níveis de atenção à saúde, assim como participação social na proposição e avaliação das políticas públicas de saúde.

Nos 25 anos de existência do SUS contamos com um enorme avanço democrático na utilização dos serviços de saúde. No entanto, ainda nos deparamos com desafios que persistem no exercício cotidiano das práticas em saúde, especialmente aqueles que são consequência da desorganização do acesso e da fragilização dos vínculos entre as unidades de saúde, da fragmentação dos processos de trabalho, da falta de reconhecimento do lugar da participação dos usuários e do despreparo das instituições para investir no desenvolvimento dos profissionais de saúde e contemplar um arco mais amplo de necessidades destes profissionais – qualificação, participação, protagonismo.

A Política de Humanização do Estado de São Paulo visa promover mudanças nas práticas de saúde e nas formas de organização do trabalho que contribuam para o enfrentamento destes desafios que dificultam o aprimoramento do SUS. Para tanto, estimula um esforço coletivo na construção de estratégias que favoreçam o acesso e a integralidade da atenção à saúde, a articulação em rede dos serviços nos diversos níveis de atenção, a integração de ações, programas e equipes de saúde, a participação colaborativa de gestores, trabalhadores e usuários.

Hoje e amanhã a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Núcleo Técnico de Humanização, promoverá o I Fórum Paulista de Humanização nas Práticas de Saúde: 25 anos SUS, com os objetivos de favorecer a troca de experiências, estimular, fortalecer e disseminar ações de Humanização na saúde em todo o Estado.

Visando contemplar um campo de experiências exitosas no enfrentamento de desafios para o aprimoramento do SUS nesses 25 anos de existência, foram propostos cinco eixos temáticos orientadores da inscrição e apresentação dos trabalhos:

  1. Redes e Regionalização
  2. Produção do Cuidado
  3. Gestão Participativa
  4. Participação do Usuário
  5. Valorização do Trabalhador nas Práticas de Saúde

A proposição dos cinco Eixos Temáticos ― como caminhos de enfrentamento dos principais desafios observados para o aprimoramento do SUS ― considera os princípios, diretrizes e linhas de ação das Políticas Nacional e Estadual de Humanização. A divisão por eixos tem como objetivo facilitar a apresentação e discussão das experiências em sua complexidade sem, no entanto, desconsiderar a interconexão e interdependência entre os eixos propostos. Na prática, a indissociabilidade dos eixos é característica da lógica de políticas públicas de saúde que visam qualificar e fortalecer tecnologias de diálogo e interação entre programas, áreas, serviços, equipes e profissionais da rede pública de saúde.

Foram convidados para abertura do evento: David Everson Uip  (Secretário de Estado da Saúde de São Paulo), Eliana Ribas (Coordenadora do Núcleo Técnico de Humanização SES/SP Cleusa Pavan – Ministério da Saúde – PNH/Coordenadora Região Sudeste) e  Kelen Cristina Rampo Carandina  (2ª Vice Presidente do COSEMS SP e SMS Cordeirópolis).

Outras informações sobre trabalhos de humanização nas práticas de Saúde podem ser obtidas por meio do Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pelo email humanizases@saude.sp.gov.br e no site www.humanizases.saude.sp.gov.br

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s