Utilização de Resíduo Sólido Urbano como Insumo Energético Sustentável

Especialistas internacionais estão na programação do Seminário “Utilização de Resíduo Sólido Urbano como Insumo Energético Sustentável”, que a associação Air & Waste Management – A&WMA

A AWMA é uma associação fundada em 1907 nos Estados Unidos e a seção brasileira da instituição, instalada há mais de dez anos, intensifica as atividades para qualificar especialistas por meio da transferência de conhecimento internacional.

O Seminário é dedicado a ressaltar as alternativas para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS – (Lei 12.305/10), que determina a extinção dos aterros sanitários nos moldes atuais até 2014. “O objetivo do evento é ser mais específico na questão do aproveitamento energético dos resíduos sólidos e trazer diversidade de tecnologia e informações sobre as mudanças drásticas que a implantação da PNRS vai provocar em todo o território brasileiro”, afirma Carlos Komatsu, presidente da A&WMA. Segundo a organização, as palestras trarão esclarecimentos de todas as esferas envolvidas como poder público, universidades, organizações sociais e setor privado. Todo o conteúdo é destinado a explorar a temática das alterações em torno da disposição dos resíduos, bem como a própria definição de rejeito para atendimento da Lei.

Autoridade de destaque no tema, o professor José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo – USP, fará a palestra de abertura do evento, seguido por Otávio Okano, presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. Como representante da iniciativa privada, Fernando Ribeiro Bau, presidente da Estre Ambiental, também integra a primeira etapa do Seminário, que inclui ainda o conteúdo internacional (com tradução simultânea). A programação do evento conta ainda com as participações de técnicos e especialistas do Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público, Licenciamento Ambiental da CETESB, tecnologias de incineração, Legislação europeia e norte-americana, numa série de explanações sobre o controle de emissões atmosféricas e sistemas de monitoramento contínuo de emissões.

Entre os nomes internacionais confirmados para o Seminário estão Ray Schauer, da Solid Waste Authority, da Flórida (EUA), que tratará do tema “Desafios do tratamento térmico de RSU nos Estados Unidos da América”, e José Tarodo, presidente da DIMA Consultores (Espanha), com a palestra “Regulamentação do Tratamento de RSU na Europa”. Outras organizações internacionais ainda estão definindo representantes para apresentar experiências estrangeiras no assunto

Mais informações:  http://www.fimai.com.br/

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s