Por: Ana Marina Martins de Lima /Ambientedomeio
Estamos passando por uma crise no abastecimento de água, o que levou a esta crise?
1) Falta de Planejamento urbano: existem várias construções em margens de Rios e Lagoas.
2) Falta de “Saneamento Básico”: existem verdadeiros esgotos a céu aberto espalhados por nossas cidades.
3) Ausência de políticas públicas vinculadas ao conhecimento científico: o aquecimento do planeta leva a uma rápida evaporação da água.
4) Aumento da frota de carros e consequentemente a poluição do ar: a poluição química leva a produção de uma camada de gás algumas vezes visível que impede as gostas de chuvas desprendidas das nuvens a chegarem na terra.
5) Impermeabilização do solo, a água não segue seu ciclo normal.
6) Pouca utilização de água de reuso no âmbito urbano para rega de plantas e limpeza de calçadas.
7) Varrição de ruas e elevação de poluentes para o ar.
8) Despejo de esgoto no mar durante a noite quando não há fiscalização: aumentando a produção de algas e modificando o ph da água, resultando no enfraquecimento da vida marinha e no impedimento da evaporação de água.
9) Despejo de esgoto industrial nos rios, visível somente quando ocorre a seca devido a coloração da água.
10) Abandono de carros em terrenos resultando na poluição química do solo e consequentemente da água.
11) Poluição do ar por indústrias que desligam os filtros de chaminés durante o fim de semana, fato percebido quando há por exemplo os seguintes sintomas na população somente nos fins de semana: ardências nos olhos, dor de garganta e dificuldade para respirar.
O que podemos fazer?
- No período de um mês evitar a utilização de carros na Região Sudeste.
- Mesmo que não haja fiscalização manter a manutenção preventiva de veículos.
- Denunciar as autoridades postos que vendem combustíveis sujos.
- Descartar o lixo em locais corretos.
- Denunciar as autoridades os locais onde há despejo de esgoto no mar e cobrar atitudes coerentes, um exemplo na cidade de Mongaguá segundo a população local durante a noite são despejados esgoto no mar e no período da madrugada ocorre a limpeza das praias; consequência não visível por toda a população peixes mortos são recolhidos a noite, a alteração do ph da água é perceptível com a presença de cochas enfraquecidas encontradas na areia e a grande quantidade de pombos.
- Preservar as áreas verdes e sugerir para autoridades a criação de novos parques e espaços onde podem ser construídos corredores verdes, um exemplo são os terrenos que fazem a margens de ferrovias.
- Sugerir as autoridades a implementação de novas estações de tratamento de esgoto e captação de água, águas represadas em pedreiras poderiam ser adequadas consumo urbano.
- Donos de pedreiras poderiam utilizar terrenos que não são ocupados para constituição de Parques fornecendo opções culturais para população e aumentando a área verde da cidade.
- Diminuirmos permanentemente o consumo da água independente da crise estabelecida.