Convite: Cooperação com ações da ONG Médicos sem Fronteiras

Por: Susana de Deus

msf

Sindebie perdeu dois filhos nas duas vezes em que tentou dar à luz em sua casa. No vilarejo onde vive na Etiópia, a falta de acesso a cuidados médicos faz com que a maioria dos partos aconteçam dentro das casas, com a assistência apenas de parteiras tradicionais.

 “Durante meu segundo parto, não só perdi o bebê como também fiquei quase à beira da morte. Eu fiquei inconsciente por horas enquanto me levavam para o centro de saúde local”

Determinada a não passar por esse trauma novamente, Sindebie viaja a bordo de um caminhão lotado para o hospital em Degehabur para tentar dar à luz pela terceira vez. Ao chegar ao hospital, os exames indicaram que ela deveria voltar em 10 dias para seu parto. Todas as memórias, a agonia e as perdas, voltaram à sua cabeça. O medo gerado pelas experiências anteriores deixou Sindebie em silêncio, até ela finalmente dizer aos médicos que não partiria.

 “Eu não vou embora deste hospital enquanto não der à luz a um bebê vivo. Eu já cansei. Já perdi dois bebês nos meus outros dois partos. Eu não quero ir sem o meu bebê!”.

A história de Sindebie se espalhou rapidamente pelo hospital até chegar à equipe de Médicos Sem Fronteiras (MSF), que trabalhava dando apoio no local. Já sabendo da existência desse tipo de desafio, equipes da organização estavam construindo uma casa de espera de maternidade no hospital. O Dr. Seri Sango, coordenador desse projeto de MSF em Degehabur, conta:

 “Ainda que a casa não estivesse pronta naquele momento, nós tivemos que ajustá-la e criar um quarto para essa corajosa mulher ficar. Nós facilitamos isso. Ela ficou ali por sete dias e deu à luz a um bebê saudável”.

Esse projeto de Médicos Sem Fronteiras na Etiópia é apenas um entre os tantos existentes nos mais de 60 países onde a organização atua. Só em 2014 assistimos o parto de mais de 194.400 mulheres!

Em MSF, tratamos nossos pacientes com a dignidade que eles merecem e da qual muitas vezes são privados. Nosso trabalho permite que, ano após ano, mais pessoas recebam cuidados de saúde e compartilhem suas experiências de superação em meio a tantos desafios. Toda a ajuda que levamos só é possível graças a pessoas como você!

Neste final de ano, seja doador de MSF e nos ajude a garantir que mais mulheres deem à luz recebendo cuidados de saúde de qualidade!

Ajude a MSF:   https://www.msf.org.br/doador-sem-fronteiras

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s