Seminário “Poder, Regimes Urbanos e a Cidade: dinâmicas urbanas e metropolitanas”

Por:  Observatório das Metropóles

cidadeO Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles promove, no dia 4 de março, o Seminário “Poder, Regimes Urbanos e a Cidade: dinâmicas urbanas e metropolitanas” com o objetivo de reflexão sobre o tema da governança e dos regimes urbanos no Brasil. O seminário representa a primeira ação da rede de pesquisa na preparação para o novo programa de pesquisa vinculado ao INCT (MCT&I/CNPq), com o tema “As metrópoles e o Direito à Cidade”.

Veja a programação:

Seminário #1

PODER, REGIMES URBANOS E A CIDADE: dinâmicas urbanas e metropolitanas

A nova proposta de pesquisa do Observatório das Metrópoles (2015-2020), intitulado “As metrópoles e o Direito à Cidade” trouxe como desafio, entre outros, a necessidade de reflexão sobre o tema da governança e dos Regimes Urbanos, de forma a contribuir com as linhas de investigação sobre a metrópole contemporânea.

O debate sobre a teoria dos Regimes Urbanos possui ampla tradição estadunidense e no Reino Unido, refletindo uma preocupação com as formas de governança na e pela cidade; entretanto, seu uso na América Latina e no Brasil é mais restrito, colocando a necessidade de um debate teórico, conceitual e metodológico que permita o exercício da comparabilidade, sem perda de conteúdo, em um projeto de pesquisa.

Quais são as definições de base empírica que permite avançar na análise das metrópoles brasileiras? O que caracteriza um Regime Urbano no Brasil? Quais estruturas de poder e de processo decisório estão envolvidas na governança urbana?

Para auxiliar nessas, e em outras, questões o Observatório das Metrópoles – Núcleo RMNatal, inicia um Ciclo de Debates sobre o tema a partir de textos de referência a este debate. Os dois primeiros são: “Cities in the International Marketplace: The Political Economy of Urban Development in North America and Western Europe” de H. Savitch & P. Kantor; e “Who Governs? Democracy and Power in an American City” de R. Dahl.

Os professores convidados a debater os textos são o Prof. Dr. Alexsandro Ferreira e a Profa. Dra. Ilza A. Leão de Andrade, ambos pesquisadores do Núcleo RMNatal. Ao envolver docentes e discentes nestes Debates, espera-se alimentar as proposições sobres formas e métodos de comparação, auxiliando na compreensão sobre as novas dinâmicas atuantes em nossas cidades.

O evento acontecerá no período da tarde, a partir das 14h, na sala de Reunião do Observatório das Metrópoles, no 1° Piso do LABPLAN/DPP(Sala de Livramento).

Apresentações*:

14h00 – Profª. Ilza com a Leitura do Texto Who Governs? de R. Dahl.

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s