Por:Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL
Refletir o papel, a representatividade e o protagonismo da mulher em diversos campos da sociedade: eis a proposta do debate “Resistir com Arte”, que chega à sua segunda edição, dia 9 de junho, no Memorial da América Latina. Neste encontro, o tema da discussão será a atuação da mulher no campo da fotografia. O encontro é organizado pelo CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – em parceria com USP e Unifesp.
Representantes dos coletivos “Feminicidade” e “Nós, mulheres da periferia”, o pesquisador da UNICAMP, Jonas Medeiros, e as fotógrafas Maureen Bisilliat e Vania Toledo participarão da mesa de debates. A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, e a professora Ingrid Cyfer, uma das idealizadoras do ciclo de eventos “Resistir com Arte”, também participarão do evento.
Além das palestras e discussões que abordam assuntos relevantes às mulheres, a programação conta com exposição de fotografias do coletivo “Feminicidade” e do “Nós, mulheres da periferia”, que produzem conteúdo e imagens de empoderamento feminino na sociedade e na imprensa.
Sobre as fotógrafas convidadas
Maureen Bisilliat, fotógrafa inglesa baseada no Brasil desde os anos 1950, possui extenso trabalho de investigação fotográfica sobre a cultura e o povo brasileiro. Junto a Darcy Ribeiro, Maureen trabalhou como uma das fundadoras e curadoras do acervo do Pavilhão da Criatividade, no Memorial da América Latina.
Vania Toledo, mineira tida como uma das melhores retratistas do país, contribuiu em diversas publicações e foi premiada pela sua exposição: Personagens Femininos, de 1992.