Lançamento do Manual de Toxicologia Clínica

*Com informações da Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo

1 - Convite e Programacao Lancamento Manual Toxicologia

A Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo junto ao Programa Municipal de Intoxicações Exógenas estará realizando o lançamento do Manual de Toxicologia Clínica, no dia 22 de novembro de 2017, às 9:30 horas, no Anfiteatro João Yunes, da Faculdade de Saúde Pública, situado na Av. Dr. Arnaldo, nº 715.

O reconhecimento do agravo e o desenho de seu perfil epidemiológico facilitam o desenvolvimento das políticas de saúde necessárias para sua prevenção e controle. Essas medidas são urgentes, uma vez que a intoxicação, principalmente por drogas de abuso, tem sido importante causa de óbito em adolescentes e adultos jovens.

Os objetivos principais são: fornecer informações essenciais para construir ou descartar o diagnóstico das intoxicações, contribuir para seu tratamento e favorecer o registro de sua ocorrência no instrumento de notificação compulsória.

Estarão presentes: O Sr. Secretário Municipal de Saúde Dr. Wilson Modesto Pollara, a Sra Secretária Adjunta – Dra. Maria da Gloria Zenha Wieliczka, a Chefe de Gabinete da Autarquia Hospitalar Municipal – Dra. Tânia Maria Pimentel Pedroso e autoridades.

Sobre o Programa Municipal de Prevenção e Controle das Intoxicações

O Programa de Prevenção e Controle de Intoxicações (PMPCI) é sediado na Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), administrado pela Secretaria Municipal de Saúde da Capital.

Tem como objetivos:

Programar e planejar as ações e serviços, atividades de promoção, apoio à assistência, vigilância, seguimento e controle de populações expostas a substâncias químicas;

Fornecer atendimento especializado aos profissionais de saúde para apoio diagnóstico e tratamento;

Orientar a população sobre prevenção e primeiros socorros em casos de exposição a substâncias químicas;

Realizar análises toxicológicas para apoio diagnóstico à rede de saúde do MSP;

Monitorar as notificações de IE no Município de São Paulo diagnosticando a situação epidemiológica nos territórios como instrumento no planejamento de políticas públicas de saúde;

Capacitar os serviços de saúde para ampliar e consolidar os conhecimentos de toxicologia e da vigilância em saúde relacionada as substâncias químicas

 O PMPCI é estruturalmente organizado em 4 áreas:

1.Assistência

Centro de Controle de Intoxicações (CCI) de São Paulo (CCI/SP) fornece informação toxicológica a respeito do diagnóstico, tratamento e prognóstico de intoxicações, assim como sobre a toxicidade de produtos químicos e a prevenção dos agravos à saúde causados por substâncias químicas.

2.Laboratório de Análises Toxicológicas (LAT-PMSP)

O LATCCI recebe amostras de serviços de saúde da rede pública e privada, durante 24 horas por dia, os 7 dias da semana.

3.Vigilância das Intoxicações

A vigilância das intoxicações tem objetivo conhecer o comportamento do agravo para que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia.

Suas principais atividades são:

  • coleta, processamento, análise e interpretação de dados;
  • recomendação das medidas de prevenção e controle apropriadas;
  • promoção das ações de prevenção e controle indicadas;
  • avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;
  • divulgação de informações pertinentes.

4.Educação continuada e pesquisa

O núcleo de ensino e pesquisa tem como objetivo difundir e aprimorar os conhecimentos na área de Toxicologia.

As principais atividades realizadas são:

  • Sensibilizar e capacitar os profissionais de vigilância e assistência para o diagnóstico, tratamento e notificação do agravo, com reuniões, palestras e cursos realizados nos territórios das Coordenadorias Regionais de Saúde – CRS;
  • Produzir material gráfico e/ou eletrônico para apoio ao diagnóstico, tratamento e prevenção das Intoxicações;
  • Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SME, desenvolver atividades de prevenção das intoxicações no meio escolar;
  • Colaborar em cursos de graduação, pós-graduação, extensão, especialização, estágios e treinamentos com foco em toxicologia;
  • Elaborar, conduzir e avaliar os projetos de pesquisa e trabalhos desenvolvidos no PMPCI;
  • Promover reuniões científicas com o objetivo de atualização e aprimoramento dos conhecimentos da equipe de assistência e vigilância do PMPCI.

manual de toxicologia clinicaIntoxicações exógenas

A maior parte dos atendimentos das intoxicações exógenas ocorre nos hospitais e outros serviços de urgência e emergência. “Ao receber um paciente com essa suspeita, o serviço de saúde deve realizar a notificação compulsória em até 24 horas, para que sejam desencadeadas medidas protetivas, iniciando a linha de cuidado para essa pessoa,” explica a responsável pelo Programa de Intoxicações.

Considerando a necessidade de falar sobre o suicídio e sua complexidade o PMPCI, no mês de setembro, vem realizando oficinas, reuniões e palestras com profissionais de saúde do município com o objetivo de possibilitar a reflexão sobre o tema e troca de experiências exitosas para melhorar a sua prevenção.

O PMPCI possui em seu escopo o Centro de Controle de Intoxicações e o Laboratório de Análises Toxicológicas, que fica dentro do Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (HM Jabaquara), na Zona Sul, com equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos, que oferecem orientação e apoio diagnóstico aos profissionais de saúde que, ao atender um caso suspeito de intoxicação, necessitem de ajuda.

Na suspeita de intoxicação, ligue para o Centro de Controle de Intoxicações nos telefones 0800 771 3733 ou 5012 5311. Plantão 24h, 7 dias por semana.

Leia: MANUAL DE TOXICOLOGIA CLÍNICA – COVISA 2017

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s