*Com informações da Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo
A Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo junto ao Programa Municipal de Intoxicações Exógenas estará realizando o lançamento do Manual de Toxicologia Clínica, no dia 22 de novembro de 2017, às 9:30 horas, no Anfiteatro João Yunes, da Faculdade de Saúde Pública, situado na Av. Dr. Arnaldo, nº 715.
O reconhecimento do agravo e o desenho de seu perfil epidemiológico facilitam o desenvolvimento das políticas de saúde necessárias para sua prevenção e controle. Essas medidas são urgentes, uma vez que a intoxicação, principalmente por drogas de abuso, tem sido importante causa de óbito em adolescentes e adultos jovens.
Os objetivos principais são: fornecer informações essenciais para construir ou descartar o diagnóstico das intoxicações, contribuir para seu tratamento e favorecer o registro de sua ocorrência no instrumento de notificação compulsória.
Estarão presentes: O Sr. Secretário Municipal de Saúde Dr. Wilson Modesto Pollara, a Sra Secretária Adjunta – Dra. Maria da Gloria Zenha Wieliczka, a Chefe de Gabinete da Autarquia Hospitalar Municipal – Dra. Tânia Maria Pimentel Pedroso e autoridades.
Sobre o Programa Municipal de Prevenção e Controle das Intoxicações
O Programa de Prevenção e Controle de Intoxicações (PMPCI) é sediado na Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), administrado pela Secretaria Municipal de Saúde da Capital.
Tem como objetivos:
Programar e planejar as ações e serviços, atividades de promoção, apoio à assistência, vigilância, seguimento e controle de populações expostas a substâncias químicas;
Fornecer atendimento especializado aos profissionais de saúde para apoio diagnóstico e tratamento;
Orientar a população sobre prevenção e primeiros socorros em casos de exposição a substâncias químicas;
Realizar análises toxicológicas para apoio diagnóstico à rede de saúde do MSP;
Monitorar as notificações de IE no Município de São Paulo diagnosticando a situação epidemiológica nos territórios como instrumento no planejamento de políticas públicas de saúde;
Capacitar os serviços de saúde para ampliar e consolidar os conhecimentos de toxicologia e da vigilância em saúde relacionada as substâncias químicas
O PMPCI é estruturalmente organizado em 4 áreas:
1.Assistência
Centro de Controle de Intoxicações (CCI) de São Paulo (CCI/SP) fornece informação toxicológica a respeito do diagnóstico, tratamento e prognóstico de intoxicações, assim como sobre a toxicidade de produtos químicos e a prevenção dos agravos à saúde causados por substâncias químicas.
2.Laboratório de Análises Toxicológicas (LAT-PMSP)
O LATCCI recebe amostras de serviços de saúde da rede pública e privada, durante 24 horas por dia, os 7 dias da semana.
3.Vigilância das Intoxicações
A vigilância das intoxicações tem objetivo conhecer o comportamento do agravo para que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia.
Suas principais atividades são:
- coleta, processamento, análise e interpretação de dados;
- recomendação das medidas de prevenção e controle apropriadas;
- promoção das ações de prevenção e controle indicadas;
- avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;
- divulgação de informações pertinentes.
4.Educação continuada e pesquisa
O núcleo de ensino e pesquisa tem como objetivo difundir e aprimorar os conhecimentos na área de Toxicologia.
As principais atividades realizadas são:
- Sensibilizar e capacitar os profissionais de vigilância e assistência para o diagnóstico, tratamento e notificação do agravo, com reuniões, palestras e cursos realizados nos territórios das Coordenadorias Regionais de Saúde – CRS;
- Produzir material gráfico e/ou eletrônico para apoio ao diagnóstico, tratamento e prevenção das Intoxicações;
- Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SME, desenvolver atividades de prevenção das intoxicações no meio escolar;
- Colaborar em cursos de graduação, pós-graduação, extensão, especialização, estágios e treinamentos com foco em toxicologia;
- Elaborar, conduzir e avaliar os projetos de pesquisa e trabalhos desenvolvidos no PMPCI;
- Promover reuniões científicas com o objetivo de atualização e aprimoramento dos conhecimentos da equipe de assistência e vigilância do PMPCI.
Intoxicações exógenas
A maior parte dos atendimentos das intoxicações exógenas ocorre nos hospitais e outros serviços de urgência e emergência. “Ao receber um paciente com essa suspeita, o serviço de saúde deve realizar a notificação compulsória em até 24 horas, para que sejam desencadeadas medidas protetivas, iniciando a linha de cuidado para essa pessoa,” explica a responsável pelo Programa de Intoxicações.
Considerando a necessidade de falar sobre o suicídio e sua complexidade o PMPCI, no mês de setembro, vem realizando oficinas, reuniões e palestras com profissionais de saúde do município com o objetivo de possibilitar a reflexão sobre o tema e troca de experiências exitosas para melhorar a sua prevenção.
O PMPCI possui em seu escopo o Centro de Controle de Intoxicações e o Laboratório de Análises Toxicológicas, que fica dentro do Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (HM Jabaquara), na Zona Sul, com equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos, que oferecem orientação e apoio diagnóstico aos profissionais de saúde que, ao atender um caso suspeito de intoxicação, necessitem de ajuda.
Na suspeita de intoxicação, ligue para o Centro de Controle de Intoxicações nos telefones 0800 771 3733 ou 5012 5311. Plantão 24h, 7 dias por semana.