Imagem

Encontro: Desafios da Água

grupo de águas de Portugal

A Águas do Algarve, está a organizar o encontro DESAFIOS DA ÁGUA sobre o Ciclo Urbano da Água e que decorrerá nos dias 1 e 2 de março de 2018, no Palácio de Congressos da Herdade dos Salgados, em Albufeira, no Algarve.

Assim e sendo a Águas do Algarve responsável pela gestão dos sistemas multimunicipais de abastecimento de água e de saneamento do Algarve, fará todo o sentido desenvolver uma dinâmica conjunta de atuação, em torno do Ciclo Urbano da Água, no Algarve.

Este evento surge da necessidade e da importância de desenvolver uma iniciativa em que seja possível divulgar e promover o debate e a partilha de informação, acerca dum tema sempre atual e cada vez mais determinante “a gestão eficiente e ambientalmente sustentável dos recursos hídricos e ecossistemas e eles associados”, considerando a sua vulnerabilidade a fenómenos climáticos extremos, que ocorrem cada vez com mais frequência.

Sendo um recurso limitado e essencial à vida, a água deve ser gerida com parcimónia, num quadro de sustentabilidade, de modo a satisfazer as necessidades atuais sem pôr em causa a sua disponibilidade, tanto em quantidade como em qualidade, para as gerações vindouras.

Face à intervenção humana no ciclo natural da água, desde a captação, tratamento, adução, armazenamento e distribuição (Abastecimento de Água), até à recolha, transporte, tratamento, reutilização e devolução ao meio receptor (Saneamento de Águas Residuais), torna-se premente utilizar eficientemente os recursos disponíveis e os próprios ecossistemas a eles associados, o que passa pela adoção de uma gestão integrada do ciclo urbano da água, envolvendo os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.

Por outro lado, num contexto de economia circular e em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do próprio Desenvolvimento Urbano, onde o conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities) está em franca expansão, existe uma mudança de paradigma em que, a água, mesmo que residual, passa a constituir um recurso com valor, não apenas enquanto possível fonte de água para outros usos, mas também de energia (Néxus Água-Energia), nutrientes e outros subprodutos.

A criação de incentivos, o compromisso, a consciencialização e, no fundo, a educação, constituem também pilares para gerir eficientemente os usos da água, numa economia que se pretende que seja baseada na gestão inteligente deste recurso único e finito.

As cadeias de valor no Ciclo Urbano da Água tornam-se assim mais complexas, envolvendo uma maior abrangência no interior das entidades gestoras e em toda a sua envolvente, com ciclos de vida mais longos, com mais stakeholders envolvidos e fatores de risco associados, bem como especificidades a nível da Regulação do próprio setor. Estes desafios levam à adaptação e desenvolvimento de novos processos e formas de gestão, necessariamente orientadas para a inovação e para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços do setor.

O Encontro “Desafios da Água” pretende assim abordar e discutir esta temática, entre as diversas partes interessadas, como são a comunidade escolar, as autarquias, a comunidade científica, o sector económico e turístico, para além das entidades públicas e privadas do sector da Água, de modo a contribuir para a definição da estratégia de sustentabilidade na gestão do Ciclo Urbano da Água.

​Programação: Desafio das águas

Site do evento: https://www.desafiosdaagua.com/

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s