Imagem

Febre Amarela: com mais de 4,7 milhões de pessoas imunizadas, capital amplia vacinação para novos distritos

Por SMS

proteção macacos

Após confirmação de epizootia nas proximidades dos distritos de Itaim Bibi e Morumbi, unidades de saúde da região são incluídas na segunda fase da campanha contra febre amarela a partir desta quarta-feira (7); epizootia do Parque do Carmo também leva campanha à Vila Matilde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo vai incluir a partir desta quarta-feira (7) outros dois distritos na atual fase da campanha contra febre amarela: Itaim Bibi e Morumbi, na zona Oeste. A inclusão foi definida devido a recentes epizootia (morte de primatas não-humanos pela doença) confirmadas nos distritos de Santo Amaro e Campo Grande, já incluídos na segunda fase da campanha no início de fevereiro.

Estes distritos estão localizados próximos aos endereços das duas epizootia e, por isso, foram priorizados para integrar a campanha já nesta fase. A ação cautelar voltada para moradores e trabalhadores da região acontecerá em três Unidades Básicas de Saúde (UBS): Real Parque, Dr. José de Barros Magaldi e Meninópolis. O atendimento acontecerá mediante apresentação de senha, que deverá ser retirada diretamente na recepção das unidades.

A pasta também decidiu ampliar a vacinação na zona Leste para o distrito de Vila Matilde, ainda em decorrência da morte confirmada de um macaco por febre amarela no Parque do Carmo.

Desde outubro de 2017, foram confirmadas 125 epizootia no município, sendo 104 na zona Norte, 19 na zona Sul, um na Sudeste e um na Leste.

 A segunda fase da ação preventiva começou em 25 de janeiro e teria, inicialmente, 16 distritos, mas as áreas foram ampliadas no decorrer da campanha de acordo com a situação epidemiológica. Com a inclusão destes distritos, a etapa atual conta com 11 distritos que estavam previstos para fases posteriores da campanha, totalizando, agora, 27 distritos das zonas Sul, Leste, Sudeste e Oeste.

 “A campanha de vacinação na capital já atingiu 46 dos 96 distritos. Até o primeiro semestre, queremos vacinar toda a cidade”, declara Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde de São Paulo.

Prorrogação da campanha de vacinação

 A SMS anunciou na semana passada a prorrogação da segunda fase até 16 de fevereiro. Foram vacinadas nesta etapa 2.226.256 pessoas até terça-feira (6). A pasta também aplicou 1.910.695 doses nos quatro meses da primeira fase da campanha.

Levantamento da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, indica que outras 640.911 pessoas receberam a dose da vacina em postos de saúde do viajante. Assim, a cobertura atual da cidade de São Paulo é de 40,6% da população.

É importante ressaltar que a ação preventiva em São Paulo tem acontecido por fases, sempre priorizando as áreas de maior risco de contato com a doença. Novos distritos da capital paulista serão inseridos nas próximas etapas da campanha de forma a ofertar a imunização a toda população ainda neste semestre.

Informações sobre os locais de vacinação estão disponível neste link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/febre_amarela/index.php?p=248543

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s