Confirmada a morte de três macacos por febre amarela, em maio, na capital

Por: ASCOM/SMS

proteção macacos

Óbitos de dois saguis e um bugio demonstram que vírus da doença ainda está em circulação no município; campanha de vacinação se encerra em 30 de junho

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), confirmou o vírus da febre amarela como causador da morte de dois saguis e um bugio no mês de maio no município de São Paulo. Os macacos foram localizados em São Domingos, Cangaíba e Parelheiros. Com isso, a capital paulista soma 159 epizootia (óbitos de primatas não-humanos) causados pela doença desde outubro do ano passado.

As novas confirmações são um alerta de que o vírus continua em circulação no município, apesar da queda no número de casos positivos da doença nos últimos meses.

Além das epizootia, a capital paulista soma 14 casos autóctones em humanos (contraídos na cidade de origem), dos quais sete evoluíram para óbito. Outros 106 casos importados foram registrados na capital em 2018.“A confirmação das novas epizootia nesta época reforça a importância de ampliar a cobertura vacinal na cidade, já que a tendência é que a circulação diminua nos meses mais frios. Por isso, é imprescindível que quem ainda não se vacinou procure nossas unidades para estar protegido quando chegar o verão, época de maior atividade dos mosquitos transmissores”, destaca o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara.

A campanha de imunização contra a febre amarela começou no município em outubro do ano passado e imunizou 6,6 milhões de moradores até a última quarta-feira (13), o que representa cobertura de 56,8%, percentual bem abaixo da meta de 95%. A vacina está disponível em todos os postos da capital até 30 de junho e, para receber a dose, é preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS.

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s