Terminal Sapopemba recebe posto volante de vacina contra febre amarela

proteçãoCampanha estratégica no espaço teve início nesta segunda-feira (25) e se estenderá até sexta-feira (29)

Até a próxima sexta-feira (29), um posto volante de vacinação contra a febre amarela ficará em funcionamento no Terminal de ônibus Sapopemba. A iniciativa faz parte do Plano de Ação das Unidades Básicas de Saúde e da Unidade de Vigilância em Saúde Vila Prudente/Sapopemba para ampliar e melhorar a cobertura vacinal da população do distrito administrativo Sapopemba. Apesar da ampla divulgação sobre a importância de tomar a vacina, nesse distrito, a cobertura ainda se mantém baixa – somente 66,2 mil pessoas tomaram a vacina na região, o que representa 23% da população do território. A vacinação ocorre no local das 9h às 16h, com exceção da próxima quarta-feira (27), que será das 8h às 12h, devido ao jogo da seleção brasileira.

Além do apoio do departamento de marketing da SPTrans, responsável pelo terminal, para esta ação estratégica, 15 Unidades Básicas de Saúde de Sapopemba estão mobilizadas para realizar a imunização diária das pessoas que circulam pelo terminal. Juntas, as unidades montaram uma escala de trabalho compartilhado para garantir a ação no terminal e não prejudicar a assistência de rotina das unidades.

Até sexta-feira o atendimento no terminal está sendo feito por uma equipe de enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde das unidades. Mas a atividade também tem o reforço dos agentes da vigilância ambiental da UVIS Vila Prudente Sapopemba na tarefa de orientar o público que circula pelo local sobre a importância de tomar a vacina e as formas de transmissão da doença.

 A vacina contra a febre amarela é a forma mais segura de se proteger da doença. A campanha de vacinação começou na capital em setembro do ano passado e está disponível em todas as UBS do município. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS.

A vacina, porém, é contraindicada para crianças menores de 9 meses de idade, gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, como neoplasia (câncer), HIV, tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores) e pessoas submetidas a transplante de órgãos. Em caso de dúvida, é importante consultar a equipe de saúde da UBS ou seu médico antes de se vacinar .

As AMA Especialidades, UBS Integrais e as unidades da Rede Hora Certa, assim como os Ambulatórios de Especialidades (AE) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), por sua vez, se enquadram no esquema de meio expediente. Ou seja, como o jogo começa às 15 horas, o expediente ficará suspenso a partir das 13h. Nesta quarta, as duas unidades do Hospital Veterinário das zonas Norte e Leste também funconarão normalmente.

Serviço

Vacinação contra febre amarela no Terminal Sapopemba

Data: Dias 25, 26, 28 e 29 de junho, das 9h às 16h; e no dia 27 de junho, das 8h às 12h

Endereço: Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, s/n, Jardim Sapopemba

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s