11º Seminário de Vigilância e Controle da Raiva: Prêmio Antonio Carini

log carini

Por: Claudio Celso Monteiro Junior

INSTITUTO PASTEUR, 115 ANOS

São Paulo, 1º e 2 de Outubro de 2018

Dentre as atividades referentes ao 115º aniversário de fundação do Instituto Pasteur de São Paulo, destaca-se a realização do 11º SEMINÁRIO VIGILÂNCIA E CONTROLE DA RAIVA, a ocorrer nos dias 1º e 2 de outubro próximos, no Centro de Convenções Rebouças  (Av. Dr. Éneas de Carvalho Aguiar, 23, São Paulo, SP), e que justamente terá por tema “INSTITUTO PASTEUR 115 ANOS”.

A raiva é uma doença infecciosa aguda, de causa viral, que compromete o sistema nervoso central e que pode incidir sobre várias espécies de mamíferos, evoluindo para o obtido praticamente na totalidade dos casos e cujo controle demanda esforços contínuos por parte dos órgãos vinculados à Saúde Coletiva.

A realização do XII Seminário Vigilância e Controle da Raiva compreenderá também a instituição do PRÊMIO ANTONIO CARINI.

Dentre os avanços verificados no controle dessa zoonose, destaca-se a atuação do cientista italiano ANTONIO CARINI, cujo principal legado deu-se em razão da descoberta, em 1911, do papel dos morcegos hematófagos na transmissão dessa patologia, descoberta esta ocorrida em função de seu envolvimento direto no controle de uma epizootia entre bovinos e equinos no Vale do Itajaí, Santa Catarina. Nascido em Sondrio, Itália, em 1872, ANTONIO CARINI formou-se médico pela Faculdade de Pavia onde também atuou como professor no Gabinete de Anatomia Patológica, do qual desligou-se para exercer a direção do Instituto de Bacteriologia, Soroterapia e Moléstias Infecciosas de Berna, Suíça.  Mudou-se para o Brasil em 1906 especificamente para assumir a Direção do Instituto Pasteur, substituindo seu primeiro diretor.  Deixou a direção do Instituto Pasteur em 1914 para atuar como professor e pesquisador na recém fundada Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde identificou ou estudou a ação de mais de cento e cinquenta microrganismos. Foi o descobridor da bactéria Pnemocystis Carinii, causadora da Pneumocistose. Faleceu em Milão em 1950 aos setenta e oito anos.

Poderão concorrer ao PRÊMIO ANTONIO CARINI trabalhos referentes à ações e pesquisas nas áreas de vigilância e controle da raiva, desenvolvidos por profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas de saúde educação, meio ambiente, agricultura, zootecnia e outras, autônomos ou vinculados órgãos públicos (municipais, estaduais e federais) autarquias, fundações, universidades e instituições de ensino e pesquisa. Para a inscrição dos trabalhos é necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito no 11º SEMINÁRIO DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DA RAIVA. A entrega do PRÊMIO ANTONIO CARINI ocorrerá no dia 2 de outubro, às 15:00hs, no Grande Auditório do Centro de Convenções Rebouças, e contará com a presença do Diretor de Educação, Língua e Cultura Italiana do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Prof. Dr. Augusto Bellon.

No dia 30 de setembro próximo, domingo, o Instituto Pasteur estará também realizando a atividade INSTITUTO PASTEUR: 115 ANOS DE PORTAR ABERTAS PARA VOCÊ. Destinado ao público em geral e alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a Raiva o evento contempla, entre outras atividades, visitas monitoradas à instituição. Os participantes do 11º SEMINÁRIO DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DA RAIVA que desejarem participar também desta atividade, deverão inscreve-se para a mesma, pois o número de vagas é limitado a cinquenta participantes divididos em duas turmas, respectivamente as 15:30 e 16:00 do dia 30 de setembro.

Os formulários de inscrição, tanto para o 11º SEMINÁRIO DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DA RAIVA, quanto para o   PRÊMIO ANTONIO CARINI, como também para a atividade INSTITUTO PASTEUR : 115 ANOS DE PORTAR ABERTAS PARA VOCÊ encontram-se em

 http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=38261

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s