Projeto do MPF recebe artigos científicos sobre qualidade da água

Por ASCOM/MPF

conexaoagua

Trabalhos para o projeto Conexão Água do MPF poderão ser enviados por e-mail até o dia 30 de agosto

Edição especial do Boletim das Águas do Projeto Conexão Água recebe artigos científicos sobre os temas do Fórum Mundial da Água realizado no Brasil, em março de 2018, relacionados a águas e ecossistemas, águas e finanças sustentáveis, águas e gestão integrada, águas, informação e participação, dentre outros. Os textos poderão ser enviados para o e-mail PRR3-ce-boletimdasaguas@mpf.mp.br até o dia 30 de agosto de 2018.

O Conexão Água, projeto do Ministério Público Federal (MPF) tem como um de seus objetivos o de reunir em seu Portal informações estratégicas para a efetividade de metas de qualidade nas bacias hidrográficas brasileiras.

Os artigos aprovados pelo Conselho Editorial do Boletim integrarão esta edição especial do 8º Fórum Mundial da Água e serão publicados em meio eletrônico. Os textos não precisam ser inéditos e as normas de publicação encontram-se aqui.

Além de artigos científicos, o Boletim das Águas do Projeto Conexão Água também conta com uma seção de peças processuais, estudos, resenhas, notas técnicas, cópias de iniciais de ações judiciais, recomendações, relatórios conclusivos, cartas de eventos, atas e outros documentos.

Essa é uma oportunidade de os interessados contribuírem com a disseminação e aperfeiçoamento de conhecimentos relacionados ao tema. O projeto Conexão Água tem o objetivo de reunir informações de várias áreas científicas e de diversos setores sobre qualidade das águas, recursos hídricos, saneamento e outros temas correlatos, contribuindo com a transparência das informações e, eventualmente, auxiliando na tomada de decisões ambientais.

Boletim das Águas – O Boletim das Águas é um periódico digital disponível no portal Conexão Água (clique aqui para acessá-lo). Foi lançado o periódico no início de 2016, possui Conselho Editorial qualificado e normas de publicação e procedimentos definidos voltados aos objetivos do Projeto Conexão, ao reunir diversos estudos técnicos, artigos científicos, entrevistas e peças processuais sobre recursos hídricos, em especial, nos temas ligados a saneamento, gestão integrada e monitoramento da qualidade da água. Autores gabaritados com atuação ligada a águas vêm contribuindo com o Boletim, incentivando a conscientização pública para a importância da água para a vida no planeta.

Conexão Água – O Conexão Água é uma evolução do Projeto Qualidade da Água, ambos patrocinados pela 4ª Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF, que trata de temas relacionados à defesa do meio ambiente e do patrimônio cultural. Desde que foi iniciado, em 2015, o projeto Qualidade da Água reuniu colaboradores de diversas áreas do conhecimento, como acadêmicos, gestores de recursos hídricos, gestores públicos e privados, membros de Ministérios Públicos federal e estaduais, ONGs e outros segmentos públicos e privados, com o intuito de avaliar e cooperar de forma estratégica e transparente para a elaboração e implementação das metas de qualidade nas bacias hidrográficas brasileiras, com participação da sociedade. Ao longo desse período, os projetos Qualidade da Água e Conexão Água, por meio de metodologia de constantes reuniões técnicas participativas, levantaram diversas informações de diferentes áreas e níveis, de ordem institucional e científica, sobre gestão de riscos e governança, formando consistente material baseado em pautas, atas, relatórios e documentos divulgados por validação por uma Comissão Consultiva do Projeto, que ajudam a compreender quais são os principais desafios e quais os adequados mecanismos de como a sociedade pode colaborar efetivamente para a melhoria da qualidade da água e para a transparência na gestão hídrica de forma integrada com a gestão do meio ambiente e da saúde.

O Conexão Água reúne em seu portal todo esse trabalho articulado e em sinergia, tornando-o disponível em um único espaço virtual. São documentos, artigos científicos, pareceres, decisões judiciais, mapas interativos, pesquisas, tutoriais, relatórios, links para dados de monitoramento oficiais e outros dados que permitem que a sociedade tenha em mãos parâmetros confiáveis para o controle da qualidade das águas e possa diagnosticar os desafios para melhor colaborar com iniciativas, soluções e alternativas inovadoras.

Link do projeto: http://conexaoagua.mpf.mp.br/

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s