Por: UNICEF

Quando as crianças têm acesso a água potável, banheiros e sabão para lavar as mãos na escola, elas têm um ambiente melhor para estudar, aprender e realizar todo o seu potencial.
Quando as escolas têm água potável, banheiros e sabão para lavar as mãos, as crianças têm um ambiente de aprendizado saudável e as meninas têm mais probabilidade de comparecer quando estão no período menstrual.
Crianças que aprendem sobre água potável, saneamento e hábitos de higiene na escola podem reforçar comportamentos positivos ao longo da vida em suas casas e comunidades.
No entanto, milhões de crianças vão à escola todos os dias em ambientes de aprendizagem inseguros, sem água potável, sem banheiros adequados e sem sabão para lavar as mãos.
A mais recente avaliação global da UNICEF e da OMS, Água Potável, Saneamento e Higiene nas Escolas: Relatório de Linha de Base Global de 2018, estabelece estimativas globais, regionais e nacionais do progresso em direção às metas de Desenvolvimento Sustentável para WASH (SDG6) e educação (SDG4).
“Se a educação é a chave para ajudar as crianças a escapar da pobreza, o acesso à água e ao saneamento é fundamental para ajudar as crianças a maximizar com segurança a sua educação. Negligenciar isso é ser descuidado com o bem estar e a saúde das crianças “, disse Kelly Ann Naylor, Chefe Global de Água, Saneamento e Higiene da UNICEF.” No entanto, enfrentamos a árdua batalha de garantir que os fundos sejam priorizados para instalar e manter. serviços básicos de água, saneamento e higiene em todas as escolas. ”

Fatos
- Globalmente apenas 69 por cento das escolas têm um serviço básico de água potável
- 1 em 4 escolas primárias e 1 em 6 escolas secundárias não têm serviço de água potável.
- No geral, quase 600 milhões de crianças carecem de um serviço básico de água potável na escola. Menos da metade das escolas da Oceania e dois terços das escolas da Ásia Central e do Sul têm um serviço básico de água potável.
- Globalmente, apenas 66 por cento das escolas têm um serviço de saneamento básico.
- 1 em 5 escolas primárias e 1 em 8 escolas secundárias não têm serviço de saneamento.
- Um terço das escolas na África subsaariana e na Oceania não tem serviço de saneamento. Na maioria dos países onde há dados disponíveis, menos de 50% das escolas têm banheiros acessíveis para alunos com mobilidade limitada.
- Globalmente, 600 milhões de crianças não têm serviço de saneamento básico na escola
- Quase 900 milhões de crianças em todo o mundo carecem de um serviço básico de higiene em suas escolas.
- 1 em cada 3 escolas primárias e mais de um quarto das escolas secundárias não têm serviço de higiene.
- Mais de um terço das escolas em todo o mundo e metade das escolas nos países menos desenvolvidos não têm serviço de higiene.
O UNICEF tem WASH tem programas escolares em mais de 90 países e atinge uma média de 3 milhões de crianças por ano.
Leia: DRINKING WATER, SANITATION AND HYGIENE IN SCHOOLS Global baseline report 2018