Avazz ganha causa contra Monsanto

em

Em janeiro de 2018, a Monsanto solicitou à Avaaz a entrega de todos os documentos que a organização mantinha em relação ao glifosato. Os advogados da empresa disseram que planejavam usar a documentação em sua defesa durante um caso judicial envolvendo dois requerentes no Missouri que dizem que o câncer foi causado pela exposição ao herbicida “Roundup” da Monsanto.

Em 5 de setembro o juiz de Nova York tomou o partido da Avaaz. O juiz afirmou que a intimação “arriscou” a “liberdade de expressão e atividade política”, e argumentou que o pedido da Monsanto era “anti-democrático”.

Membros equipe e advogados
Membros equipe e advogados

Leia abaixo o texto que  Rocken Pantel (presidente e Ceo Fundador) nos enviou:

“Caros amigos e amigas da Avaaz,

Nossa audiência foi ontem, e o juiz simplesmente DESTRUIU a moção da Monsanto contra a Avaaz!!!

Ele disse que acolher o pedido teria “efeitos assustadores”, que “nenhum membro da equipe da Avaaz gostaria de ter sua privacidade e atividades expostas”, e deu à Monsanto uma verdadeira lição sobre democracia e liberdade de expressão!

Ao ouvir essas palavras, os membros da Avaaz presentes no tribunal começaram a comemorar e aplaudir! O nosso diretor de campanhas, Iain Keith, gravou um vídeo curtinho logo após a decisão, ainda nas escadarias do fórum (em inglês, com legendas em português):

O pedido judicial caiu como uma bomba, pois obrigaria a Avaaz a gastar uma fortuna além de meses de trabalho para conseguir encontrar, selecionar e entregar para a Monsanto tudo o que nós já falamos e escrevemos sobre eles durante ANOS. Inclusive os endereços de email e identidades de nossos membros!

Para piorar, advogados que consultamos disseram que na maior parte das vezes os juízes de Nova York CONCEDEM AUTOMATICAMENTE esse tipo de pedido! Isso porque, normalmente, mais acesso à informação significa mais justiça.

Mas aí que nossa comunidade entrou na jogada — mais de 200 mil membros doaram para nos ajudar a contratar o melhor advogado nessa área: Andrew Celli, que tem no currículo várias vitórias em casos como esse. Junto com a equipe da Avaaz, ele e seus colegas escreveram uma excelente resposta ao pedido da Monsanto. É longa e cheia de termos legais (e em inglês, pedimos desculpas), mas se você tem interesse e fala “juridiquês”, é uma obra de arte! Leia aqui.

A Monsanto tinha um advogado de primeira, um homem que já defendeu várias corporações em casos de contaminação por asbestos, chumbo e arsênico. Mas, convencido por nossa defesa escrita e pela forte argumentação durante a audiência, o juiz tomou a RARA decisão de rejeitar COMPLETAMENTE o pedido da Monsanto!!! Normalmente eles apenas reduzem a extensão do que foi pedido, mas o juiz não conseguiu encontrar nada razoável nas alegações feitas pela Monsanto contra a Avaaz!

É um momento de comemoração, mas não quer dizer que tenha acabado.

A Monsanto ainda pode apelar a decisão, ou usar outro meio para nos atacar. Mas tivemos uma vitória histórica, temos uma equipe jurídica maravilhosa e, mais do que nunca, um movimento incrível que vai lutar sempre que for necessário.

O objetivo desses ataques é simplesmente nos assustar. Mas eu fico com os olhos cheio de lágrimas ao pensar que, tendo a comunidade da Avaaz ao nosso lado, não preciso ter medo de ações como essa. Porque mesmo os super poderosos não são mais fortes do que a verdade, do que o poder de pessoas unidas em nome de tudo o que amamos e da força que todos nós que integramos esse movimento maravilhoso.

Com gratidão imensa,

Ricken e toda a equipe da Avaaz”

Leia: Avaaz Foundation VS Monsanto

1 comentário Adicione o seu

  1. Labiata disse:

    Que maravilha. Vamos continuar apoiando e nos manifestando através da Avazz. Ela me representa!

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s