Posicionamento do MMA sobre ataques contra Ibama e ICMBio

Por: ASCOM/MMA

Ministério do Meio Ambiente manifesta forte apreensão diante dos recentes ataques perpetrados contra agentes de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), durante operações de combate ao desmatamento na Amazônia neste final de semana.

Ataques como esses representam um atentado contra a nação, contra as instituições públicas e contra servidores que doam as suas vidas e se dedicam a preservar o meio ambiente e a respeitar a legislação brasileira.

As pessoas que agem na legalidade não têm por que temer a ação da fiscalização. Por isso, o MMA credita esses atentados àqueles que querem se perpetuar na ilegalidade, afrontando os órgãos ambientais.

Continuaremos trabalhando duro para combater todo e qualquer ato ilícito, para fazer valer a legislação ambiental e para defender aquilo que é de interesse do povo brasileiro, que é o nosso rico patrimônio natural.

Por fim, informamos que já entramos em contato com o Ministério da Segurança Pública da Presidência da República, para relatar os fatos, expressar nossa preocupação com o recrudescimento dessas ameaças e solicitar providências urgentes para identificação e punição dos autores.

Edson Duarte

Ministro do Meio Ambiente

Bruno Bimbato
Foto: Bruno Bimbato/ ICMBio

ENTENDA O CASO

O atentado contra o Ibama ocorreu às 22h do sábado (20), na cidade de Buritis (RO), a 338 km de Porto Velho. Usando um galão de gasolina, um homem ateou fogo em três das 10 viaturas do órgão estacionadas em frente a um hotel. O fogo foi controlado por policiais, evitando que se espalhasse às demais viaturas. Um suspeito do ataque foi preso e autuado por dano ao patrimônio público.

No caso do ICMBio, o incidente ocorreu na sexta-feira (19) à tarde, no município de Trairão (PA), situado na BR-163 e a 1.395 km a sudoeste de Belém. De acordo com o relato oficial, uma equipe estava na Floresta Nacional (Flona) Itaituba 2 para uma ação de combate ao desmatamento. Enquanto isso, foi queimada uma pequena ponte na única estrada de acesso. Quando a equipe chegou ao local, um grupo de moradores se concentrou numa segunda ponte próxima. Agentes do ICMBio relataram ter ouvido tiros.

Equipe do Ibama que realiza operação de combate ao desmatamento ilegal na região de Buritis, em Rondônia, foi alvo de ataque criminoso no fim da noite deste sábado (20/10). Um acusado foi detido pela Polícia Militar (PM) e autuado por dano ao patrimônio público e obstrução da fiscalização ambiental.

O criminoso usou um galão de gasolina para atear fogo em três viaturas do Instituto estacionadas em frente a um hotel. O fogo foi controlado com apoio da PM, que impediu um segundo ataque ao conduzir à delegacia de Polícia Civil um homem que incentivava a destruição de outras caminhonetes do Ibama.

Após o atentado, o Instituto acionou o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM de Rondônia e solicitou reforço da Força Nacional. Por determinação da presidente do Instituto, Suely Araújo, as operações de combate ao desmatamento ilegal na região, previstas no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa), serão intensificadas.

“Ataques criminosos jamais resultarão em atenuação do rigor nas operações de fiscalização ambiental. O Ibama realiza essas atividades como parte importante de sua missão institucional de proteção ambiental e continuará cumprindo suas tarefas estabelecidas por lei. Nas áreas onde ocorreram ataques, a ordem é intensificar a fiscalização, com o apoio das forças de Segurança Pública”, afirmou a presidente do Instituto.

1 comentário Adicione o seu

  1. nsp3100 disse:

    FICO ESTARRECIDO COM ESSAS COISAS……..SO SE DA CONTA O QUANTO AS AUTORIDADES SAO OMISSAS E O MEIO AMBIENTE ESTA ENTREGUE AOS QUE QUEREM DESTRUIR, NADA SE É FEITO NAO É DE AGORA QUE MATAM E DESMATAM E DESTROI E FICA TUDO POR ISSO MESMO….TEMOS ASSISTIDO ISSO E O MUNDO ESTA VENDO E NADA SE FAZ………..MATAM OS INDIOS E DESTROI OS RIOS E A FLORESTAS E OS ANIMAIS,……..QUANDO SERA QUE IRAM VALORIZAR AS RIQUEZAS DESSE NOSSO GRANDE PAIS…!?!?!?

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s