24ª COP sobre Mudanças Climáticas

Por: Ana Marina Martins de Lima

Ponds_on_the_Ocean_ICESCAPE-e1443799597642
O derretimento das geleiras é uma das grandes preocupações das mudanças climáticas, aumentando o nível dos oceanos e ameaçando provocar o desaparecimento de regiões litorâneas e pequenas ilhas. Foto: Wikicommons/NASA Goddard Space Flight Center (cc)

Ontem foi iniciada a 24ª COP sobre Mudanças Climáticas ocorre até dia 14 de dezembro, em Katowice, na Polônia.
A UNFCCC é uma “Convenção do Rio”, uma das três adotadas na “Cúpula da Terra do Rio” em 1992. A UNFCCC entrou em vigor em 21 de março de 1994. Hoje, tem uma adesão quase universal. Os países que ratificaram a Convenção são chamados de Partes da Convenção. Evitar a interferência humana “perigosa” no sistema climático é o objetivo final da UNFCCC.
A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da Convenção da UNFCCC. Consiste nos representantes das Partes da Convenção. Realiza suas sessões todos os anos. A COP toma decisões que são necessárias para garantir a implementação efetiva das disposições da Convenção e analisa regularmente a implementação dessas disposições.
Conforme a definição do CPTEC/INPE: “Clima constitui o estado médio e o comportamento estatístico das variáveis de tempo (temperatura, chuva, vento, etc) sobre um período, suficientemente, longo de uma localidade”.
Minimizar ou mitigar o impacto da ação do homem sobre o clima seria o termo mais correto embora não oficial para ações da convenção.
Pesquisadores e estudantes da academia já evoluíram as questões que envolvem as mudanças do clima em diversos países, relatórios foram produzidos por agentes de governo no entanto alguns países pouco tem se preocupado com a importância do clima para as economias locais , a saúde da população e os impactos diretos na preservação da biodiversidade.
Alterações do clima estão diretamente ligadas à forma como um vírus e capaz de se deslocar em um território a exemplo do vírus da febre amarela, outro vírus já estudado e que tem um “comportamento” ligado a sazonalidade é o vírus influenza, as vacinas são produzidas e aplicadas de acordo com a previsão do clima no país.
A mudança climática de forma rápida pode influenciar na capacidade de captação da água , da quantidade e da qualidade da água a ser fornecida nas cidades.
O período de chuvas pode mudar com a derrubada de arvores nativas de um território a exemplo das arvores da região amazônica que colaboram com a umidade, período das chuvas e qualidade do ar em cidades todo o país conforme estudos de pesquisadores do INPE.
O aumento de substancias químico no ar proveniente de atividades industriais e pulverizações aéreas relacionadas a atividades do setor aera agrícola alteram a umidade e podem espalhar produtos que diminuem a quantidade e qualidade de seres necessários para o equilíbrio biodinâmico de um território ocorrendo à alteração climática local.
Muito além do mercado do carbono existem questões como a produção de alimentos capturados na água, pois estas alterações influenciam na composição química dos oceanos e em alguns países já há a escassez de peixes.
Derivados de uma tecnologia suja foram encontrados em pontos extremos do planeta, produtos químicos como agroquímicos e poluentes orgânicos persistentes comumente utilizados na fabricação de eletroeletrônicos impregnados em tecidos de animais marinhos,
Segundo pesquisadores a previsão é de que os gases de efeito estufa poderão provocar o aquecimento do planeta entre 0,2◦ C e 0,5◦ C por década, chegando a 1◦ C em 2025 e a 3◦ C no fim do próximo século.
Manter a temperatura do planeta em índices que não alterem ainda mais o clima é um desafio para todos os países.
Saiba mais em: http://cop24.gov.pl/

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s