Ir para conteúdo

Secretaria Municipal da Saúde intensifica ações de vacinação contra a Febre Amarela

Por SMS – Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo

Ciclo da Febre Amarela
Ciclo da Febre Amarela. Fonte: MS

Postos volantes em diversos locais da cidade estão disponíveis para garantir a imunização da população.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informa que, durante a ação preventiva contra febre amarela, mobilizada neste final de semana (9 e 10/2) na região do Jardim Botânico e Zoológico de São Paulo, foram aplicadas 584 doses da vacina. A medida foi tomada após confirmação pela Secretaria de Estado da Saúde da contaminação de um macaco por febre amarela no Zoológico de São Paulo.

O posto volante foi instalado na entrada do zoológico neste fim de semana para intensificar a ação e orientar os visitantes. É importante destacar que, desde a confirmação das primeiras epizootias (morte de primata não-humano por febre amarela), foram realizadas diversas ações casa a casa ao longo de todo o ano 2018, inclusive nesta região. Nesta semana acontece também novas visitas casa a casa, em um raio de 300 metros do Parque Estadual das Águas do Ipiranga que englobam aproximadamente 13 mil imóveis.

Vale ressaltar que a vacina continua disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital de segunda a sexta e aos sábados nas AMA/UBS Integradas na cidade. Após a aplicação da dose, são necessários 10 dias para a vacina oferecer proteção efetiva. Além das UBS, há também postos volantes em supermercados, estações de metrô e CPTM, shoppings, praças, entre outros locais.  A lista completa de postos volantes previstos para este mês está disponível no link:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/noticias/index.php?p=271194

Em novembro do ano passado, a prefeitura lançou o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, que prevê, entre outras coisas, a intensificação da vacinação contra a febre amarela e a busca por pessoas que ainda não se protegeram contra a doença. Desde então, foram realizados dois dias D em todo o município, incluindo a região do entorno do Jardim Botânico e Zoológico.

A cobertura atual da vacina de febre amarela na capital paulista é de 77,05%, o que equivale a mais de 9 milhões de doses aplicadas. Outras 2,6 milhões de pessoas ainda precisam ser imunizadas contra a doença. No ano passado foram 13 casos de febre amarela contraídos na cidade de São Paulo, que resultaram na morte de seis pessoas. Nenhum caso de febre amarela foi registrado em 2019.