Aberto credenciamento para aplicação de Tecnologias Sociais em Minas Gerais

Por: Ana Marina Martins de Lima* Com Informações da Fundação Banco do Brasil
Biodigestor sertanejo. Foto Geovanne Pinheiro/ Diaconia

A Fundação Banco do Brasil, pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, instituída pelo Banco do Brasil S.A., com sede no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 22 – Brasília – DF, inscrita no CNPJ sob Nº 01.641.000/0001-33, neste ato denominada FUNDAÇÃO, e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG, empresa de economia mista constituída por ações, inscrita no CNPJ 17.281.106/0001-03, no âmbito do Acordo de Cooperação celebrado entre as duas instituições, em 10.05.2018, tornam público a abertura de Edital de Credenciamento com objetivo de reaplicar Tecnologias Sociais em municípios de Minas Gerais: SAF – Sistemas Agroflorestais, Biodigestor Sertanejo, Fossa Séptica TEVAP e Cisterna de Placas Ferrocimento em 120 municípios de Minas Gerais.

Tecnologia Social (TS): compreende “produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social”

Objetivos

SAF – SISTEMA AGROFLORESTAL – Capacitar agricultores/as no cultivo em sistemas agroflorestais, visando à ampliação, no território do município trabalhado, de uma agricultura de base agroecológica aliada à recuperação e preservação dos solos, das águas e o aumento da biodiversidade local.

CISTERNA DE PLACAS FERROCIMENTO – Proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo humano a famílias de baixa renda e residentes na zona rural, por meio da instalação de cisternas de placas de 20 mil litros para captação e armazenamento de água de chuva, associada à capacitação e formação para a gestão da água. Como resultado, espera-se que as famílias beneficiadas possam melhorar suas condições de vida, facilitando o acesso à água de qualidade para consumo humano, com impacto direto sobre a saúde e a segurança alimentar e nutricional.

FOSSA SÉPTICA ECOLÓGICA TEVAP –  É um sistema de tratamento e reaproveitamento dos nutrientes do efluente do vaso sanitário familiar visando ao destino adequado dos dejetos humanos e à promoção da saúde, do bem estar e à melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, reduzindo os impactos ambientais e sociais no meio rural.

BIODIGESTOR SERTANEJO   –   Biodigestores adaptados à realidade das famílias agricultoras produzindo biogás a partir da utilização de esterco animal gerando economia, reduzindo a liberação de gases de efeito estufa e preservando a natureza. Tem grande relevância devido à sua simplicidade de manutenção e manejo, baixo custo econômico de instalação, substituição do gás butano pelo biogás, redução de emissão de gás metano e gás carbônico na atmosfera e produção de adubo orgânico e biofertilizante.

A degradação do meio ambiente é mais um problema que vem sendo reduzido com o biodigestor sertanejo já que a lenha e o carvão para cozinhar deixam de ser extraídos da vegetação nativa. Com o desuso do fogão à lenha, há uma melhoria na saúde das pessoas, principalmente das mulheres, que assumem a responsabilidade de cozinhar e que eram afetadas sofrendo com a fumaça causadora de problemas respiratórios. Com a retirada do esterco dos currais há uma melhora na sanidade animal, pois se reduz a quantidade de material exposto e de moscas. Ele gera autossuficiência energética das famílias para a preparação de sua alimentação.

Informações:

https://fbb.org.br/pt-br/editais-de-selecoes-publicas/conteudo/tecnologias-sociais-em-minas-gerais

Leia: Manual do Bidigestor Sertanejo

Qual sua opinião sobre este tema?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s