A promessa das avaliações de aprendizagem em larga escala: reconhecer os limites para desbloquear oportunidades

Por UNESCO

A educação na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável coloca nova ênfase na aprendizagem equitativa, eficaz e relevante para todos, com maiores esforços sendo feitos para orientar o progresso em direção a esse objetivo. No centro desse esforço estão as avaliações de aprendizagem em larga escala (AALEs), que ganharam destaque como um componente estratégico crucial para monitorar os resultados dos processos educacionais. As AALEs realmente se disseminaram pelo mundo nas últimas duas décadas, e atualmente são administrados em mais da metade dos países ao redor do mundo. A utilidade das AALEs como indutoras do progresso educacional está bem documentada em um corpo cada vez maior de literatura especializada.

À medida que os usos em potencial para essa ferramenta de monitoramento continuam a crescer, menos se sabe sobre seus limites. Uma série de atores interessados e pesquisadores na área da educação levantaram questões relativas às consequências imprevistas das AALEs. Os possíveis efeitos colaterais decorrem de como elas são projetadas e do possível uso indevido dos dados das avaliações para fundamentar políticas e práticas educacionais.

Idealmente  um entendimento de como elas servem para promover a agenda educacional deve ser equilibrado com um entendimento equivalente das possíveis armadilhas que representam quando usadas incorretamente. Esta publicação visa a contribuir para o debate global em andamento, analisando o que sabemos sobre os aspectos positivos das AALEs e esclarecendo as consequências imprevistas negativas que elas podem acarretar.

Leia o documento aqui:  A Promessa das avaliações de aprendizagem em larga escala: reconhecer os limites para desbloquear oportunidades

Qual sua opinião sobre este tema?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s