Mais de 2 toneladas de agrotóxicos irregulares são encontrados em Tocantins

Publicado por

Por Gésio Passos / Agência Brasil

Fiscalização do Ibama identificou mais de 2 toneladas de agrotóxicos armazenados de maneira irregular somente nas cidades de Aparecida do Rio Negro e de Pedro Afonso, no estado de Tocantins.

As ações realizadas em novembro encontraram irregularidades em 12 de 16 propriedades rurais fiscalizadas. Além de produtos vencidos há mais de seis meses, também foi verificado descarte de embalagens vazias dos produtos em desacordo com a norma ambiental.

A pesquisadora e vice-coordenadora do Grupo de Trabalho de agrotóxico da Fiocruz, Aline Gurgel, afirma que o descarte incorreto gera ainda mais risco para saúde pública.

Só nessa fiscalização, o Ibama aplicou 17 autos de infração no valor de R$ 420 mil. Os produtores foram notificados para providenciar a destinação adequada dos agrotóxicos vencidos e das embalagens vazias.

A pesquisadora Aline Gurgel afirma que os produtores rurais precisam buscar a destinação correta dessas embalagens para evitar a contaminação do meio ambiente.

Segundo o Ibama, o descarte de embalagens e o uso de agrotóxicos irregulares podem contaminar o solo, o ar e os recursos hídricos, além causar danos à saúde pública.

O produtor deve devolver as embalagens em locais de descarte apropriados para sua reciclagem. Os materiais vencidos devem ser devolvidos às empresas produtoras de agrotóxicos.

Em 2019, ação do Ibama encontrou outras 2 toneladas de agrotóxicos vencidos em municípios do Tocantins. Além disso, foi detectada a aplicação irregular do produto Paraquat, que teve a venda proibida pela Anvisa em setembro em todo o país.

Mas a agência permitiu que os estoques do Paraquat possam ser usados nas lavouras até 2021. O produto pode causar mal de Parkinson e mutações genéticas.

Por Gésio Passos / Agência Brasil
Foto: IBAMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s