Por: Ana Marina Martins de Lima* Especialista em Gestão Ambiental/ Jornalista/ Ambiente do Meio
De acordo com a Ascom da prefeitura de Altamira foram feitas recentes obras para aquisição de água potável no Município, vereadores, aliados do prefeito do município de Altamira aprovaram, na sessão do dia 29/09/2015, por 7 X 4 votos, o Projeto de Lei 132/2015 de autoria do prefeito Domingos Juvenil (PMDB) que criou a Coordenadoria de Saneamento de Altamira (Cosalt).
Leiam:
Prefeitura investe em melhorias da rede de saneamento e distribuição de água
Água tratada com qualidade chegando até as torneiras das residências.
“Hoje, graças a Deus, está tendo água bastante mesmo, água constante e abundante, sobe na caixa, água no chuveiro e na torneira” disse Delita da Silva, moradora do Ruc Lanjeiras.
A prefeitura vem trabalhando pela melhoria no abastecimento de água no município, e hoje o Ruc Laranjeiras está 100% abastecido pelo sistema de saneamento básico de Altamira. Poucas residências seguem recebendo água do carro pipa.
“A gente conseguiu estabilizar o problema da água no bairro, conseguimos manter um fluxo contínuo no local. A população, que antes precisa ser fornecida através de carro pipa, hoje têm água na rede 24hs por dia.” disse Vagner Oliveira, coordenador da Cosalt.
A Coordenadoria de Saneamento de Altamira (Cosalt) também realizou a troca dos mangotes de duas redes da captação flutuante do Rio Xingu, o que vai dar ainda mais vazão à água na estação de tratamento.
“Estamos dando os últimos ajustes aqui capitação, o objetivo dessa é que finalmente vamos conseguir disponibilizar um volume maior de água bruta para estação de tratamento de água, consequentemente vamos ter mais água disponível para distribuir para cidade” afirmou o coordenador.
A captação funcionando 100% vai garantir a demanda hídrica da estação de tratamento, melhorando o fornecimento de grande parte do município e impedindo a falta de água em residências, estabelecimentos comerciais e unidades escolares.
Segundo a Colsat, a troca dos mangotes era necessária para os equipamentos funcionarem com uma ampla faixa de operação, obtendo maior segurança operacional na distribuição de água potável para a população.
A iniciativa faz parte de uma série de ações executadas pela Colsat para garantir o abastecimento com água de qualidade para a população.
No entanto há muito por se fazer em Altamira vejam os índices da ONG Instituto Agua e Saneamento: somente 42,09% da população total de ALTAMIRA tem acesso aos serviços de abastecimento de água. A média do estado do Pará é 48,22% e, do país, 84,2%, segundo dados de 2021.
Já de acordo com dados de pesquisadores publicado em 2022 : Análise da qualidade da água distribuída na cidade de Altamira-PA a situação é preocupante com alto índice de diarréia entre a populaçã eles trabalharam com dados do Ministério da Saúde.

Segundo os autores: apesar de ser um direito de todo ser humano de possuir uma moradia segura que apresente saneamento básico, inúmeras famílias que residem em locais mais distantes ou até mesmo dentro das cidades não têm acesso mínimo, a um serviço de tratamento de água, acarretando vários problemas sociais e sanitários, como por exemplo o aumento de doenças transmitidas pela água e a elevada taxa de mortalidade infantil.

De acordo com a dissertação de mestrado de Marcos Rogério Ferreira da Silva os resultados orientam para necessidade de planejamento e ações voltados para as questões relacionadas ao saneamento básico, uma vez que muita das demandas referentes a moradia, são comprometidas pelo precário fornecimento de serviços como abastecimento de água e esgotamento sanitário por rede geral ou fossa séptica e lixo coletado diretamente ou indiretamente.
Portanto é necessário olhar para comunidades mais isoladas como os indígenas da região.
Com moradias precárias ocorre também a possibilidade de Doença de Chagas.
.






